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10 de fevereiro de 2025
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Como garantir entregas rápidas sem aumentar custos com a Logística Last Mile

O que você vai encontrar neste artigo:

 

A logística last mile é o segredo para garantir entregas rápidas sem aumentar os custos da empresa. Quando bem estruturada, possibilita cumprir prazos e conquistar a satisfação do cliente.

Neste artigo, abordamos o que é a last mile, sua importância e apresentamos estratégias para implementar em seu negócio, garantindo entregas rápidas ao cliente. Acompanhe e saiba como otimizar sua operação.

A imagem mostra uma representação do last mile.

 

Logística last mile: o que é e qual sua importância?

Trata-se da logística de última milha, que é a etapa em que o pedido sai do centro de distribuição da empresa em direção ao endereço de entrega informado no momento da compra.

A etapa de última milha é importante porque representa um dos maiores desafios logísticos para e-commerces. Ela sofre influência de variáveis e pode ter um custo elevado se não for bem planejada. 

E mais: a last mile impacta diretamente a experiência e a satisfação do cliente. Realizar uma entrega rápida e sem complicações é decisivo para fidelizar clientes e conquistar uma boa reputação, atraindo mais negócios naturalmente.

Dar uma atenção especial à logística last mile, estruturando-a de maneira estratégica, permite que a empresa tenha eficiência operacional, redução de custos e maior competitividade entre seus concorrentes.

 

6 Estratégias de logística last mile para entregas rápidas

A adoção de estratégias específicas otimiza a logística last mile e ajuda a realizar entregas rápidas sem custos elevados. Confira quais são as mais efetivas para implementar na sua empresa:

 

1. Use hubs urbanos

Quanto mais próximo do cliente final for seu centro de distribuição, melhor. É aí que se destacam os hubs urbanos, que são centros de distribuição pequenos localizados em áreas estratégicas de cidades com alta densidade populacional.

Empresas gigantes do varejo, como Amazon e Mercado Livre, já adotaram essa estratégia, disponibilizando entregas no mesmo dia ou em até 24 horas com alta taxa de sucesso.

O centro de distribuição perto do cliente mantém o estoque mais próximo do consumidor final, reduzindo o tempo e o custo de transporte. Por isso, é uma estratégia indispensável para e-commerces.

 

2. Adote a roteirização inteligente

A roteirização inteligente usa tecnologias, algoritmos e dados em tempo real para planejar rotas de entrega que sejam mais eficientes. Para isso, considera fatores como tráfego, distância percorrida e horários de entrega.

Os softwares especializados em roteirização auxiliam nessa tarefa, minimizando o tempo de deslocamento e o consumo de combustível, de modo a reduzir os custos operacionais.

Empresas famosas de delivery, como o iFood, utilizam tecnologias de roteirização para otimizar as entregas de seus parceiros, contribuindo para que cheguem o quanto antes e com qualidade.

 

Leia Também:

>>>> Logística Last Mile para E-commerce: o desafio de entregar no prazo

 

3. Aposte nas parcerias com transportadoras locais

As parcerias com transportadoras locais, sobretudo em regiões onde a empresa não possui estrutura própria, são uma solução para ter entregas rápidas sem aumento de custo.

A estratégia dá flexibilidade e escalabilidade ao negócio, além de reduzir custos fixos de entrega e ampliar a capilaridade da empresa sem demandar um orçamento elevado para isso.

 

4. Considere trabalhar com pontos de retirada e lockers inteligentes

Utilizar pontos de retirada e lockers inteligentes é uma estratégia que reduz custos com entregas e proporciona conveniência ao cliente. O processo é simples: a empresa disponibiliza o pedido no ponto ou locker e o cliente faz a retirada.

É uma alternativa interessante para marcas que têm pontos físicos. Se não for o caso, pode fechar parcerias para disponibilizar pontos de retirada em regiões com maior demanda.

 

5. Tenha uma frota de veículos diversificada

A entrega em áreas urbanas densas, com bastante trânsito, exige uma maior diversidade de veículos na frota. O ideal é que trabalhe com automóveis menores, além de motocicletas. Se for viável, é possível utilizar bicicletas para distâncias menores.

Ter mais de um modelo de veículo disponível permite agilizar a entrega conforme a região, viabilizando que o pedido chegue mais rápido ao cliente e a um menor custo. Se for terceirizar o transporte, verifique como é a frota do fornecedor.

 

6. Automatize processos e a análise de dados

A automação de processos e da análise de dados possibilita prever demandas, fazer a gestão de inventário com precisão e identificar gargalos na cadeia logística com maior facilidade.

Para isso, considere investir em tecnologias específicas para a área logística. Também há a opção de contratar soluções em logística para e-commerce de empresas que trabalham com processos automatizados e tecnologias que possam ser integradas à sua plataforma.

 

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