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8 de novembro de 2024
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Como a logística flexível pode impulsionar o crescimento do seu E-commerce

O que você vai encontrar neste artigo:

 

A logística flexível pode ser a chave para alavancar o crescimento de seu e-commerce, sobretudo nesse segmento em que a competitividade é alta, fazendo a empresa se destacar.

Mas como a logística flexível faz isso? Aqui, detalhamos essa estratégia e indicamos como aumenta a eficiência logística e auxilia no crescimento de e-commerces. Acompanhe e descubra!

A imagem mostra um exemplo de uma representação da logística para e-commerce.

 

O que é a logística flexível?

A logística flexível é uma estratégia que visa atender às demandas do mercado, como as de entregas rápidas, de maneira otimizada, eficiente e com custos baixos, sem comprometer o faturamento da empresa.

Trata-se de uma logística que se adapta para permitir que a empresa supra essa demanda sem comprometer seu caixa. Para isso, utiliza tecnologias, soluções e serviços alternativos, diferenciando-se da logística tradicional.

Automatizar processos logísticos, bem como investir em logística terceirizada, são bons exemplos de logística flexível que uma empresa pode adotar para se adaptar e atender a demandas do mercado.

 

Como a logística flexível ajuda o crescimento do e-commerce?

A estratégia é uma aliada no crescimento do e-commerce porque traz diferenciais importantes para o negócio. A seguir, você descobre alguns dos principais:

 

1. Atendimento de demandas dos clientes

Ao flexibilizar a logística, o e-commerce pode atender às demandas de clientes rapidamente, com qualidade, prazos de entrega curtos e, muito importante, com um custo mais atrativo.

Isso é um diferencial porque clientes dão preferência para empresas que suprem sua necessidade mais rápido e no menor custo. O e-commerce consegue vender mais, bem como fidelizar clientes.

 

2. Escalabilidade

A logística flexível também dá escalabilidade à empresa, possibilitando adaptar a operação conforme a sazonalidade, projetos de crescimento e-commerce, entre outros. O melhor? Sem comprometer a qualidade e os custos.

 

3. Mais opções de entrega ao cliente

Quanto mais opções de entrega o e-commerce oferecer para o cliente, melhor. Assim, ele pode escolher o que atende melhor sua necessidade, considerando custo, comodidade e prazo de entrega. 

A logística flexível possibilita oferecer mais opções, diversificando os canais de entrega e aumentando as chances de o cliente finalizar a compra.

 

4. Melhora da experiência do cliente

A flexibilidade logística transforma a experiência do cliente, tornando-a eficiente e satisfatória. Não é para menos, já que envolve realizar entregas rápidas e com qualidade, além de disponibilizar políticas de troca e devolução eficientes.

Uma experiência de excelência é importante, porque fortalece a reputação da empresa e funciona como um diferencial de venda. Além disso, colabora para a fidelização do cliente.

 

5. Automatização de processos logísticos

A estratégia envolve a automatização de processos logísticos, o que traz benefícios importantes para a operação. A implementação do uso de tecnologias permite ter maior controle de processos, bem como prever demandas, otimizar estoques, reduzir erros e tornar a logística mais rápida.

 

6. Suporte operacional na expansão do negócio

O modelo logístico flexível dá suporte operacional na expansão do e-commerce de maneira rápida, prática e econômica. Por exemplo, é possível alcançar novos clientes sem realizar investimentos iniciais altos ao investir em soluções logísticas terceirizadas.

 

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>>>> A Logística como Diferencial Competitivo no E-commerce

 

Principais soluções de logística flexível

A logística flexível envolve a adoção de soluções altamente eficazes, que modernizam processos e suprem demandas do mercado com o melhor custo-benefício. Mas quais são essas soluções em logística para e-commerce? Descubra algumas das principais:

 

Dark store

A dark store e-commerce é um serviço de estoque de produtos com localização estratégica, próxima de áreas centrais urbanas. Como o estoque está mais perto do cliente final, é possível realizar entregas rápidas, inclusive no mesmo dia da compra, a um menor custo de last mile.

 

Fulfillment

O serviço de fulfillment para e-commerce cuida da operação logística em sua totalidade, abrangendo desde as etapas de recepção e armazenamento de mercadorias até a entrega e logística reversa. Todos os processos são estruturados para garantir a eficiência e alta produtividade, reduzindo erros e custos.

 

Cross docking

O cross docking tem como diferencial acelerar a entrega de pedidos. Isso é possível porque elimina ou reduz a necessidade de armazenamento de mercadorias no centro de distribuição, agilizando o processo logístico. Assim, viabiliza entregas em curto prazo e reduz o custo operacional ao e-commerce.

 

Dropshipping

Trata-se de um modelo que permite que o lojista venda sem ter um estoque de mercadorias. O pedido feito no e-commerce é encaminhado ao fornecedor, que é quem cuida do processo logístico e envio do produto ao cliente final. 

O serviço de dropshipping para e-commerce permite gerenciar fornecedores com eficiência, otimizar custos, automatizar processos e ter transparência na operação.

 

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