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23 de janeiro de 2023
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Fulfillment: como entender e reduzir os custos

Saiba quais são os benefícios oferecidos e descubra como reduzir custos logísticos em sua operação.

O que você vai encontrar neste artigo:

Ter um fulfillment eficiente é essencial para e-commerces, garantindo uma logística que funciona e tem um custo menor. Dessa forma, é possível conquistar uma maior margem de lucro.

No entanto, não é todo negócio que consegue estruturar um fulfillment que combine qualidade e custos menores. Este é o seu caso? Então, confira aqui como reduzir custos logísticos e garantir a qualidade do fulfillment de sua empresa!

imagem de homem fazendo conferência de redução de custo no estoque

O que é fulfillment?

A princípio, é importante saber o que é fulfillment. O termo tem origem inglesa e significa “atendimento”, “cumprimento”, “realização”. Na área empresarial, significa o conjunto de atividades que envolve toda a logística do negócio.

O fulfillment abrange desde o recebimento e armazenagem da mercadoria, até a gestão de estoque, inventário, separação (picking) e embalagem (packing) de pedidos, despacho, transporte e entrega ao cliente final.

O próprio e-commerce pode fazer a coordenação de seu fulfillment, mas a tendência do mercado, inclusive de empresas de grande porte, é terceirizar, delegando atividades a uma empresa especialista.

Por que investir em fulfillment?

Investir em fulfillment faz toda a diferença para o e-commerce, porque proporciona benefícios especiais em curto e longo prazos. A seguir, apresentamos alguns dos principais:

Diferencial competitivo

Quando toda a logística da empresa funciona com qualidade e integrada, ela passa a ser um diferencial competitivo. Não é para menos, afinal, garante-se que todo o processo ocorra com rapidez e sem erro.

Isso significa que conseguirá cumprir prazos de entrega acordados com clientes, o que ajuda a fidelizá-los e gerar novas compras. Também é uma estratégia para se destacar entre concorrentes, de modo a atrair mais clientes.

Logística de qualidade 

O fulfillment permite ter uma logística de qualidade, com redução de erros e de retrabalhos. Isso é possível porque se utiliza processos padrão, garantindo maior fluidez para a operação e maior taxa de cumprimento de prazos de entrega.

Redução de custos logísticos

Todo o fulfillment para e-commerce é estruturado para ser otimizado e que se tenha redução de custos logísticos. Para isso, mantém-se a operação enxuta, com corte de gastos desnecessários. Como resultado, é possível que a empresa tenha uma margem de lucro menor.

Escalabilidade ao negócio

O fulfillment confere escalabilidade ao e-commerce, dando suporte na estratégia de crescimento de vendas. Assim, conseguirá ter uma logística de qualidade para dar apoio nesse processo, atendendo demandas com excelência.

Leia também:

>>> Como monitorar a qualidade de serviço do seu fulfillment

Como reduzir custos com fulfillment

Um dos principais desafios de empreendedores é implementar um fulfillment de qualidade a um custo baixo, para melhoria de sua lucratividade. A seguir, indicamos alternativas para redução de custos logísticos:

Armazenagem

O e-commerce pode investir em soluções de armazenagem para manter suas mercadorias em um local adequado, sem risco de danos, de perdas ou de prejuízos.

Uma solução interessante para ajudar na logística para e-commerce é o serviço de dark store, que significa “loja escura” ou “loja invisível”. 

Ele nada mais é que uma área de armazenamento de mercadorias localizada em zonas urbanas de alta densidade habitacional. Portanto, seu estoque fica mais próximo dos clientes.

Mas por que isso faz a diferença e ajuda a reduzir custos? Simples: com a maior proximidade aos clientes, os custos de transporte de última milha (last mile) ficam menores.

Além disso, viabiliza que a empresa ofereça o same day delivery, ou seja, a entrega no mesmo dia. Essa modalidade de frete costuma atrair mais clientes, aumentando sua chance de realizar mais vendas.

Automatização e integração

Também dá para reduzir custos de logística ao investir em automatização e integração de atividades e informações. O motivo é simples: os processos se tornam menos manuais, o que reduz erros e custos com retrabalhos. Além disso, todo o processo logístico ganha rapidez.

O e-commerce pode, por exemplo, automatizar o estoque para ter maior controle e rastreabilidade, evitando falta de mercadorias e perda de vendas. Também existe a possibilidade de integrar a loja online com a logística, para recebimento de pedidos e processamento logístico mais rápido.

Negociação de fretes

A negociação de fretes ajuda o e-commerce a reduzir custos com transporte, além de oferecer opções mais atrativas para o cliente. É interessante que a empresa disponibiliza mais de uma alternativa ao consumidor.

Existe a possibilidade de fechar parcerias com transportadoras para garantir um frete mais baixo, de acordo com o número de entregas. Dessa forma, é possível economizar nesse processo e ainda garantir fretes com melhor custo ao cliente final.

Gestão de estoques

Investir em gestão de estoques é fundamental a todo e-commerce, tendo um melhor controle de mercadorias. Com ela, é possível evitar perdas e prejuízos, além de assegurar o atendimento de demandas.

Outros benefícios da gestão de estoque e-commerce são a redução de desperdícios, o suporte no planejamento financeiro, a melhora do processo de compra e a otimização do uso de recursos da empresa.

KPIs e monitoramento

KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de desempenho. Ele indica o valor quantitativo para medir processos internos, podendo ser aplicado na logística.

Quando se adota o KPI, o e-commerce consegue gerenciar e monitorar melhor sua operação logística. Com ele, fica mais fácil entender o que funciona e deve ser mantido. Também é mais simples identificar gargalos e desvios, para agir de forma pontual para corrigi-los.

Com os KPIs, dá para otimizar o processo logístico, bem como reduzir custos, cortando desperdícios. Assim, aumenta-se a chance de sucesso da operação, tendo um melhor controle sobre ela.

Entre os principais KPIs que o e-commerce pode adotar para monitoramento estão o OTD (On Time Delivery ou “entregas no prazo”); custos de transporte; taxas de erros, avarias e extravios; giro de estoque.

Terceirização de fulfillment

Investir em uma operação logística terceirizada é uma excelente solução para redução de custos. A terceirização garante um serviço de fulfillment de qualidade, feito por uma empresa especialista. 

Além disso, possui custo mais acessível do que implementar toda a operação por conta própria, bem como dá maior previsibilidade ao orçamento. Por isso, vale muito a pena a contratação.

A Roger é uma empresa de fulfillment especialista, apta a fazer a gestão da logística de e-commerce. Aproveite para conhecer e garantir a solução para seu negócio!

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>>> Principais erros no ciclo do pedido e como o fulfillment fortalece sua logística

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