Início » Saiba como a logística pode ajudar a reduzir o abandono de carrinho
O que você vai encontrar neste artigo:
O abandono de carrinho é um dos principais problemas que todo e-commerce enfrenta, comprometendo sua taxa de conversão, vendas e faturamento.
Está em busca de formas de reduzir a taxa de abandono de carrinho e melhorar os resultados do e-commerce? A logística é uma poderosa aliada nesse processo!
Aqui, você confere detalhes sobre o abandono de carrinho e descobre como a logística para e-commerce pode ajudar a reduzi-la expressivamente. Boa leitura!
De maneira resumida, o abandono de carrinho é a desistência de uma compra. Sabe quando o cliente coloca um ou mais itens no carrinho e desiste de finalizar a aquisição? É justamente isso!
Existem vários motivos que levam o consumidor a desistir da compra, deixando os produtos no carrinho. Entre eles, destaque para o valor total da compra, algum problema na página de finalização dos pedidos e o custo elevado do frete.
Uma taxa de abandono de carrinho alta significa que o e-commerce está perdendo vendas e, consequentemente, faturamento e lucratividade. Por isso, é importante acompanhar esse índice e buscar formas de reverter o problema.
Para isso, é essencial saber a causa, aquilo que leva o cliente a abandonar o carrinho. Dá para conhecer isso ao monitorar etapas de compras, conseguindo identificar em que etapa isso é mais recorrente. Assim, é possível elaborar um plano de ação para combater o problema.
Há diversos motivos que podem levar o cliente a abandonar o carrinho e desistir da compra, desde problemas no site até questões envolvendo o custo total. No entanto, duas causas se destacam:
O custo do frete é um dos principais motivos para o cliente desistir de sua compra e abandonar o carrinho. Nesses casos, ele encarece o custo total e o consumidor entende que não compensa a aquisição, indo procurar preços melhores na concorrência.
Para identificar se esse é o motivo da desistência, monitore a compra e confira se o abandono ocorre em momentos de cálculo e escolha de frete. Em caso positivo, isso pode ser um forte indício de que o custo elevado da entrega levou o cliente a desistir.
Hoje, o cliente tem pressa em receber seu pedido e dá preferência para entregas rápidas, inclusive no mesmo dia ou em poucas horas. Portanto, quanto mais tempo demora para o pedido chegar, maior a possibilidade de desistência da compra.
Se o motivo para abandono de carrinho for esse, normalmente o cliente desiste da aquisição ao calcular o prazo de entrega. Isso pode ser identificado ao monitorar o avanço da compra.
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Quando a causa do abandono do carrinho é o frete ou prazo de entrega, a logística ajuda a reduzir esse índice. O segredo está em adotar estratégias específicas que otimizam prazos de entrega e garantem fretes mais acessíveis. Veja, a seguir, algumas das mais eficazes:
O ideal é que o e-commerce disponibilize dois tipos de fretes e prazos de entrega, no mínimo. Um deles é a entrega econômica, que tem custo reduzido e prazo maior. Outro é a entrega expressa, que possui prazo menor, porém custo maior.
Mesmo no caso de entregas expressas, é importante trabalhar com fretes competitivos, com custos acessíveis. O cliente deve entender que compensa pagar um pouco mais para receber o pedido rapidamente.
Para investir nessa estratégia de logística no e-commerce, busque transportadoras confiáveis e faça parcerias com elas. Dependendo do volume de pedidos, verifique a possibilidade de disponibilizar frete grátis, nem que seja a partir de um determinado valor de compra, o que estimula ainda mais a aquisição.
Outra medida que pode ajudar seu e-commerce é verificar oportunidades de redução de custo do frete. É possível, por exemplo, diminuir as embalagens, trabalhando com o menor tamanho possível para transportar os produtos com segurança.
Embalagens menores tornam o frete mais barato, além de possibilitar um melhor aproveitamento do espaço do veículo, conseguindo realizar mais entregas.
Quanto mais próximo ao cliente final estiver o estoque, melhor. Na prática, isso reduz o tempo de entrega, conseguindo acelerar a finalização do pedido. Inclusive, o e-commerce pode disponibilizar a entrega no mesmo dia com alta taxa de sucesso.
Outro benefício dessa proximidade é a redução do custo do frete, que se torna mais acessível ao cliente. Por isso, ajuda a aumentar a taxa de conversão e reduzir o abandono de carrinho.
Nem sempre a empresa possui pessoal especializado ou orçamento robusto para implementar melhorias. Uma das formas de contornar essa situação é investir em soluções em logística para e-commerce.
Entre elas, está a dark store (solução de armazenamento com localização estratégica) e o fulfillment (serviço de gestão logística). Contrate junto a uma empresa de logística para e-commerce especializada, para ter melhores resultados!
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