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29 de junho de 2022
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Guia completo: como embalar suas encomendas de e-commerce

Saiba como embalar suas encomendas de e-commerce com qualidade.

O que você vai encontrar neste artigo:

Não é nenhum segredo que o processo de entrega é um dos aspectos mais importantes da gestão de um negócio online. Afinal, não importa o quão bom é o seu site ou quão diferenciados são os produtos disponibilizados para o seu público, se você não conseguir criar uma experiência positiva de envio para eles, seu negócio será prejudicado.

Pense nisso: a primeira vez que um cliente vê seu produto será quando ele chegar à sua porta. Portanto, se a entrega e embalagem não for tão boa quanto o resto da compra, eles lembrarão disso e esquecerão o quanto o seu site foi bom, e isso poderá gerar prejuízos para o seu negócio, através de devoluções, má avaliação e a não fidelização do cliente.

Imagem de uma pessoa empacotando uma caixa de encomenda

Além de fazer com que seus clientes sintam que estão comprando algo especial quando fazem um pedido no seu e-commerce, você também deseja que eles se sintam parte de um movimento ou uma comunidade e isso só começa através do envio de pedidos da melhor forma possível.

Pensando em maneiras de facilitar sua vida, garantir que seu produto chegue em perfeitas condições e também impressione seus clientes ao receberem seu pedido, nós iremos destacar as melhores práticas para empacotar as entregas do seu e-commerce.

Como embalar sua encomenda de e-commerce

Agora que você já sabe da importância que uma boa entrega traz para o seu negócio, é importante garantir que todos os aspectos dessa experiência sejam os melhores possíveis. E o que isto significa? Isso significa garantir que a embalagem para e-commerce também seja boa, afinal são pequenos detalhes que irão fazer total diferença!

Confira um passo a passo simplificado, que irá te ajudar a embalar suas encomendas:

1º Passo – Definir a embalagem correta

A primeira etapa para embalar encomendas de e-commerce, é definir o tamanho e o formato do pacote que será enviado. O tamanho recomendado é aquele que evitará que o seu interior fique muito folgado ou muito apertado, já que ambos os casos podem resultar em danos ao conteúdo da remessa.

Existem três formas de preparar o seu pedido, são elas:

  • Caixa – as caixas de papelão, são muito utilizadas devido a maior resistência que elas possuem e um ótimo custo. Procure utilizar caixas com um tamanho ideal e próximo ao produto adquirido pelo cliente, evitando folgas deixando o produto mais seguro. Os formatos mais indicados são quadrados e retangulares, pois nelas é possível transportar diversos tipos de produtos.
  • Envelope – os envelopes são muito úteis para envios de itens pequenos e leves como: jóias, cartões, livros, componentes eletrônicos etc. Hoje é possível encontrar envelopes de papel kraft com ou sem forro de plástico bolha e envelope de plástico de segurança, com lacre adesivo garantindo a segurança da encomenda, também em opções com e sem forro de plástico bolha em seu interior.
  • Papel pardo – uma ótima opção para produtos que já vem embalados, como calçados e livros. Ele protege o produto, evitando avarias e violação do pacote.

 

2º Passo –  Preparar o interior do pacote

Feito a escolha da embalagem ideal para a sua encomenda, chegou a hora de prepararmos o interior dela. Essa etapa é importante, pois é nesse momento em que iremos ocupar os espaços a fim de proteger o produto contra impactos até a chegada na residência do cliente.  

Para isso, separamos alguns materiais muito utilizados para isso. Confira:

Imagem mãos femininas abrindo embalagem de plástico

  • Plástico bolha material com um ótimo custo e versátil, muito utilizado nas embalagens para e-commerce, ele protege muito bem qualquer produto.
  • Isopor – pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos, ele pode ser moldado para caber no objeto que você está enviando.
  • Almofadas de ar – item muito utilizado em caixas grandes e com um ou mais produtos no seu interior.
  • Espumas – elas são ótimas para o preencher os espaços da remessa, possuem um bom amortecimento e servem como isolamento. Você também pode encontrar espumas de tamanhos e formatos variados. 
  • E.V.A – por ser um material emborrachado, ele é uma ótima escolha para proteger objetos pontiagudos, como facas, espelhos e quadros. 
  • Materiais reutilizados e sustentáveis – Jornais velhos e pedaços de papelão são boas opções que podem ser utilizadas para proteger o conteúdo da remessa, ou opções sustentáveis que podemos encontrar no mercado.

3º Passo – Fechamento do pacote

Pode parecer que não, mas a escolha da fita que você irá lacrar o pacote, poderá impactar na hora da entrega. 

Escolha uma fita adesiva de qualidade, fechando todas as aberturas para evitar possíveis rompimentos ou abertura da encomenda. 

Para lacrar sua embalagem invista em fitas fortes como as marrons, gomadas ou transparentes.

4º Passo – Colar etiquetas e notas fiscais

O quarto e último passo exige muita atenção, pois é o momento em que será colocado as etiquetas com o endereço, frete e a nota fiscal. 

As etiquetas poderão ser fixadas com fita transparente, já a nota fiscal e demais documentos, deverão ser colocados em plástico transparente, uma boa opção são plásticos cangurus, são sacos resistentes e fáceis de se colar ao pacote. Isso evita que os documentos rasguem ou molhem no decorrer do trajeto.

DICA BÔNUS: invista em uma experiência única (unboxing)

Leve seus sentimentos do seu negócio através da embalagem, além de proteger os produtos ela pode ser um diferencial competitivo e uma forma de fidelizar um cliente.

Capriche nos detalhes, use sua imaginação e faça com que a experiência de compra no seu e-commerce seja inesquecível.

Surpreenda seu cliente com um brinde, um bilhete escrito à mão, cupons de descontos, etc. 

Com essas dicas, você irá proporcionar uma experiência de compra cada vez mais especial para o seu cliente! 

Agora que você já sabe como é feito todo o processo de embalagem de produto, que tal contar com um parceiro de qualidade, com segurança e agilidade?

Conheça os serviços da Roger

Imagem mãos masculina entregando pacotes de encomenda para mãos femininas

A Roger cuida de toda a cadeia logística para e-commerce, desde o armazenamento dos seus produtos até o despacho das encomendas dos seus consumidores para as transportadoras. 

Com uma plataforma 100% digital, gratuita e de fácil acesso para você acompanhar todo processo de compra. Nossos centros logísticos estão localizados dentro da cidade, para que seu estoque esteja mais próximo do seu cliente final, podendo ser realizadas entregas no mesmo dia, com um custo reduzido e mais tranquilidade para cumprir suas promessas.

O nosso serviço de fulfillment foi criado pensando em você que quer expandir suas vendas e procura um parceiro de logística flexível e seguro que irá lhe auxiliar a oferecer uma experiência superior a quem compra seus produtos online.