Início » Principais erros no ciclo do pedido e como o fulfillment fortalece sua logística
O que você vai encontrar neste artigo:
Garantir um ciclo do pedido correto e rápido é essencial para que o e-commerce tenha uma logística eficiente. No entanto, é comum encontrar empresas que possuem esse ciclo falho, com erros que comprometem todo o processo logístico.
Neste post, você conhece quais são os principais erros no ciclo do pedido de lojas online e entende como o fulfillment pode ajudar a evitá-los fortalecendo a logística. Acompanhe!
Trata-se do percurso que um pedido faz até que chegue ao cliente. O ciclo tem início quando o cliente realiza a compra e o pedido entra no sistema logístico do e-commerce.
A partir disso, acontece o processamento do pedido, com checagem de dados do cliente e confirmação da disponibilidade do produto no estoque. Então, há o faturamento, com confirmação do pagamento e emissão da nota fiscal.
Depois, o pedido segue para separação, embalagem, expedição e transporte. Todo esse ciclo é monitorado pelo e-commerce e pelo cliente, que recebe notificações da empresa conforme o processo avança. É o chamado andamento do pedido, com atualização do status.
O ciclo é composto por diferentes fases que devem ocorrer de maneira integrada, em um fluxo contínuo, contribuindo para que seja concluído com sucesso. A seguir, apresentamos quais são as etapas do ciclo do pedido:
Ocorre quando o cliente faz a compra e possui as seguintes fases: emissão, verificação de consistência de dados, protocolo de entrada e transmissão do pedido para a próxima etapa.
Etapa em que ocorrem as atividades de confirmação de dados cadastrais, análise de crédito (se for o caso) e a verificação da compatibilidade das operações.
Nesta etapa, há a verificação de disponibilidade de produto no estoque, se realmente há quantidade para pronto atendimento do cliente. Também há a confirmação da estimativa de entrega.
Etapa dedicada à composição de cargas, roteirização de entrega e agendamento com transportadora, sempre visando o cumprimento do prazo acordado com o cliente.
Fase do ciclo do pedido que tem como foco a separação, conferência, embalagem e carregamento da mercadoria. Também ocorre a emissão de documentos inerentes, como a nota fiscal, e a expedição.
Última etapa do ciclo do pedido! É nela que ocorre o transporte e controle de entrega, que é feito por meio de monitoramento e rastreamento. Há, ainda, a comprovação de recebimento, identificação e correção de eventuais falhas e fechamento do pedido, finalizando-o após a entrega.
Um detalhe importante: todas essas etapas do ciclo do pedido devem acontecer com rapidez, confiabilidade e visibilidade, sempre de forma integrada. Assim, garante-se uma logística para e-commerce eficiente.
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Existem alguns erros no ciclo do pedido que são recorrentes em e-commerces, principalmente quando não se tem um processo logístico padronizado e integrado. Abaixo, você descobre quais são os mais incidentes:
Uma das regras para fazer a logística de seu e-commerce funcionar é vender apenas itens que realmente possui em estoque. Isso faz a diferença, inclusive, na experiência do cliente, evitando cancelamentos de pedidos por falta de estoque.
Para garantir o sucesso do ciclo do pedido, a venda e uma boa experiência ao cliente, é essencial fazer uma gestão de estoque eficiente, controlando-o para evitar faltas ou vencimento de mercadorias.
Por isso, não deixe de fazer uma gestão de estoque adequada, de forma informatizada e integrada, o que permitirá controlar níveis de mercadoria, identificando antecipadamente a necessidade de reposição.
Vale ressaltar que se a empresa tiver mais de um canal de vendas, eles precisam ser integrados e sincronizados para acompanhar em tempo real o estoque.
Para que o ciclo aconteça rapidamente, não se deve cometer erros na recepção do pedido. Uma forma simples de evitar isso é automatizar o processamento de pedidos, o que reduz drasticamente a possibilidade de falhas.
Procure integrar seu e-commerce com o sistema logístico, o que acelera o ciclo, garantindo a transmissão de informações a todas as áreas e departamentos envolvidos no processo logístico e comercial.
A falha na separação, embalagem e expedição pode gerar erros em cadeia no ciclo do pedido. Por isso, é muito importante dar uma atenção para essas atividades.
Especificamente na separação, indica-se que tenha um sistema de registro e localização de mercadorias, para conseguir encontrá-las mais rápido.
Sobre a embalagem, recomenda-se fazê-la pensando na integridade do produto até o destino final. Já na expedição, é importante que a empresa registre o responsável pelo pedido e que consiga rastrear o pacote com facilidade. Assim, reduz-se o risco de perda e de prejuízos, além de conseguir dar um feedback assertivo para o cliente, se necessário.
Uma das formas mais eficientes de evitar erros no ciclo do pedido é investir em um serviço de fulfillment. Trata-se de uma solução que envolve o processo logístico de ponta a ponta, com padronização, automatização e integração de rotinas.
O fulfillment possibilita que a empresa tenha processos logísticos otimizados, com máxima qualidade, menor índice de erros e a um menor custo, tendo maior margem de lucro. Com ele, é possível atender o cliente no prazo e com excelência, conseguindo sua satisfação ao lhe oferecer uma boa experiência de compra.
O e-commerce pode terceirizar o fulfillment, garantindo que todo o processo de logística seja feito por uma empresa especialista e profissionais capacitados, tendo um melhor resultado ao negócio.
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