Início » Como meu e-commerce pode competir com grandes players do varejo online
O que você vai encontrar neste artigo:
Quem tem um e-commerce pequeno olha para a concorrência e tende a pensar que é impossível competir com grandes players do varejo online, como Magazine Luiza e Americanas.com.
Não é para menos, afinal, grandes varejistas vendem de tudo e costumam ser mais lembrados pela maioria dos consumidores. Mas, acredite, existem formas de competir com esses grandes players, conseguindo atrair consumidores, gerar vendas e fidelizar clientes, que voltarão para seu e-commerce para fazer novas compras.
Aqui damos dicas de como seu e-commerce pode competir com grandes varejistas! Confira quais são e aproveite para adotá-las em sua estratégia de gestão, atraindo resultados positivos.
A princípio, é importante saber o que é e-commerce. Trata-se do comércio eletrônico, que é uma modalidade de negócio com transações comerciais realizadas online, em ambiente virtual.
De maneira resumida, é uma loja online que vende produtos ou serviços. Nela, o cliente escolhe os produtos ou serviços que deseja, fornece dados pessoais e finaliza o pedido com o pagamento. Tudo sempre ocorre por meios digitais.
A única etapa do processo comercial do e-commerce que ocorre no mundo físico é a que corresponde à logística, com separação de mercadoria, embalagem e transporte ao cliente final.
Para manter um e-commerce é preciso fazer uma série de investimentos, como na plataforma para loja virtual, sistemas de pagamento, mercadorias, armazenagem, transporte, marketing, entre outros.
O segmento de lojas online cresceu bastante no país, principalmente com a pandemia de covid-19. Durante esse período, marcas que não vendiam online se viram obrigadas a abrir um e-commerce para vender e sobreviver ao período de isolamento.
Em meio a esse crescimento acelerado do setor, empreendedores se viram buscando formas de como concorrer com grandes empresas e marcas já estabelecidas. Há quem acredite ser impossível, mas dá para aumentar suas chances de sucesso se seguir estas dicas:
Quando se pensa em grandes lojas online varejistas, é possível perceber que elas possuem o mesmo perfil. Comércios que têm algum diferencial conseguem atrair consumidores e gerar vendas.
Portanto, não tenha medo de investir no diferencial de seu e-commerce. Por exemplo, sua loja virtual vende mais para um determinado nicho do mercado? Então, tente especializar sua loja virtual nesse segmento.
Outro bom exemplo de diferencial está ligado à operação, como ter um atendimento humanizado ou uma logística altamente eficaz, que cumpre ou adiantar prazos. Ambos passam uma imagem de compromisso e profissionalismo, ajudando a gerar vendas.
Pode não parecer, mas ser um e-commerce pequeno tem suas vantagens. Um comportamento do consumidor atual é comprar de negócios locais, familiares e de porte menor.
Isso se deve ao fato de consumidores buscarem alternativas com preços mais interessantes, bem como produtos de comércios que transmitam maior confiança, estabelecendo uma relação de proximidade.
Trabalhe o fato de ser uma loja virtual pequena de forma inteligente, contando a história de seu negócio em seu site oficial e em redes sociais, por exemplo. Use esses canais e outros para criar um relacionamento com o cliente, mostrando que você se importa.
Tudo isso exige um baixo investimento, mas gera resultados surpreendentes, principalmente em médio e longo prazo, com vendas e fidelização de clientes.
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Saber selecionar produtos para o e-commerce é fundamental, pois ajudará a atender as expectativas e necessidades dos clientes. Conforme sua operação for crescendo, é possível ampliar, ainda que aos poucos, seu portfólio de produtos.
Mas atenção a um detalhe: não adianta ter uma seleção de produtos incrível se a descrição deles é ruim. É importante colocar o máximo de informação relevante e fotos de qualidade. Se o cliente não vê imagens e não confere detalhes sobre o produto, as chances de ele desistir da compra são altas.
É interessante que essa descrição seja otimizada para que seu produto seja encontrado por meio de pesquisas no Google. Um ótimo exemplo de otimização é o uso de palavras-chave na descrição.
O investimento em marketing digital faz toda a diferença para sua loja virtual conseguir se destacar. Ao apostar na estratégia de conteúdo, por exemplo, é possível atrair tráfego e ganhar autoridade, conquistando a confiança do cliente em potencial e, consequentemente, mais vendas.
Outra estratégia que compensa muito é a de otimização do site e do conteúdo da página, para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Com isso, conseguirá melhorar o ranqueamento de páginas e site no Google, possibilitando que o cliente encontre seu produto, serviço e loja online.
Muitos empreendedores pensam que o investimento em marketing digital deve ser alto, mas isso não é verdade. Dá para adotar estratégias orgânicas que são de baixo custo. Se possível, combine as estratégias orgânicas às pagas, como os anúncios em redes sociais e no Google.
No caso específico dos anúncios, é possível realizar campanhas tendo um orçamento baixo. Mas tenha em mente que dependendo do seu objetivo é preciso ter orçamento maior para gerar o resultado que deseja.
Uma das principais formas de diferenciar sua loja online é ter uma operação logística otimizada e que realmente funcione com fluidez, qualidade e baixo custo.
Por exemplo, se a operação logística de seu e-commerce não funciona, há uma grande chance de deixar de cumprir prazos de entrega. Com isso, o cliente pode ficar insatisfeito com a compra e não retorna à loja para comprar novamente.
Se a logística funciona, além de fidelizar o cliente também é possível transformá-lo em um divulgador voluntário de seu e-commerce para conhecidos. Assim, conseguirá atrair clientes sem ter novos gastos.
Quando se trata de um e-commerce pequeno, nem sempre há orçamento disponível para montar uma operação logística de qualidade e ágil. No entanto, há uma forma simples de resolver isso, basta investir em fulfillment para e-commerce.
Trata-se da terceirização de toda a operação de logística, que passa a ser realizada por especialistas no segmento. Dessa forma, é possível garantir a qualidade e a rapidez em processos logísticos do e-commerce a um custo reduzido. Entre em contato com a Roger e conheça os melhores serviços para o seu negócio.
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