BLOG

20 de setembro de 2023
Compartilhe:

Descubra como o fulfillment multicanal ajuda o e-commerce

Descubra o que é o fulfillment multicanal e saiba como essa solução logística auxilia o e-commerce, garantindo eficiência e menor custo.

O que você vai encontrar neste artigo:

O fulfillment multicanal é uma das soluções logísticas para e-commerce com foco na eficiência da operação. Com ele, é possível obter benefícios especiais, impactando diretamente nos resultados da empresa.

Mas o que é o fulfillment multicanal? Quais são os benefícios que proporciona? A seguir, respondemos essas dúvidas e falamos mais sobre essa solução. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!

imagem de um homem de braços cruzados sorrindo e ao fundo uma mulher com tablet na mão próximo de uma empilhadeira

Os desafios logísticos de vendas multicanais

Conforme a empresa cresce e implementa outros canais de venda, é comum que se adote uma postura reativa ao invés de estratégica, principalmente quando se fala em logística.

Uma das reações mais comuns ao implementar mais um canal de venda é adotar um processo de fulfillment único para atender essa nova demanda. Assim, a empresa acaba com mais de uma operação logística.

Isso resulta no chamado fulfillment fragmentado, que em curto e longo prazos pode trazer impactos negativos, sendo um dos maiores desafios logísticos de e-commerces.

O fulfillment fragmentado tem como principal desvantagem a criação de custos excessivos, que poderiam ser eliminados se os processos fossem unificados. Além disso, há um prejuízo na produtividade e não se tem uma boa visibilidade operacional.

Mas como superar esse desafio e evitar essas desvantagens? O segredo está em adotar um modelo de operação simplificado, como o fulfillment multicanal.

O que é o fulfillment multicanal?

Fica mais fácil entender essa solução se primeiro souber o que é fulfillment. Trata-se de um serviço completo de gestão logística. Ele contempla diferentes etapas de um pedido, desde o armazenamento de mercadorias até a entrega ao cliente.

Ao contratar um serviço de fulfillment, a empresa delega a responsabilidade pela operação a uma empresa especialista. A partir de então, todas as etapas do pedido são realizadas pela prestadora de serviços.

O fulfillment multicanal é destinado a empresas que vendem seus produtos em mais de um canal online. É o caso de marcas que têm um e-commerce próprio, mas também disponibilizam seus produtos em marketplaces.

Nesse caso, o fulfillment multicanal coordena e realiza a operação logística de forma simplificada e unificada em mais de um canal de venda. O objetivo é otimizar a entrega e melhorar a experiência do cliente, trabalhando com processos enxutos e custos reduzidos.

Benefícios do fulfillment multicanal

O fulfillment e-commerce multicanal proporciona benefícios ao negócio, impactando positivamente em diversos campos. A seguir, apresentamos quais são os que mais se destacam:

1. Redução de custos

Ao implementar a logística multicanal, o e-commerce consegue reduzir custos. Isso é possível porque se unifica a operação logística, evitando processos duplicados, além de garantir um melhor aproveitamento de recursos.

O e-commerce trabalha com somente um operador logístico, de modo a eliminar redundâncias e diminuir contratos. Como resultado, é possível ter uma economia expressiva, possibilitando uma maior lucratividade ao negócio.

2. Maior velocidade de entrega

Com o fulfillment logística multicanal, o e-commerce consegue ter uma maior velocidade de entrega. Não é para menos, afinal, trabalha com um único operador logístico, com processos padronizados e enxutos, adaptados à realidade do negócio.

Assim, a empresa consegue trabalhar com tempos de entrega mais curtos, com alta taxa de sucesso. Ideal para o e-commerce que deseja oferecer entregas rápidas, inclusive no mesmo dia da compra, proporcionando uma boa experiência ao cliente.

3. Visibilidade da operação logística

Ter visibilidade da operação logística é essencial para identificar o que funciona e o que deve ser aprimorado para atingir os objetivos que deseja. Também é importante para tomadas de ações estratégicas, seja para melhoria da operação, otimização ou redução de custos.

O fulfillment envolve a integração de sistemas do cliente e da empresa de terceirização logística, disponibilizando dados em uma plataforma. Nela, é possível monitorar estoques e rastrear pedidos, tendo uma maior facilidade na gestão de dados e na logística do negócio.

Leia também:

>>> Fulfillment e dark store: uma combinação poderosa para o seu negócio

4. Logística eficiente

O e-commerce consegue ter uma logística eficiente ao investir no fulfillment multicanal. Isso acontece porque o serviço em si é flexível, com possibilidade de adaptá-lo à demanda do negócio, não importa qual seja a quantidade de produtos que precisa armazenar ou o número de pedidos.

A empresa de fulfillment para e-commerce é especializada, conta com estrutura adequada, tecnologia moderna e profissionais qualificados que executam todo o processo com foco na excelência, agilidade e sem erros ou retrabalhos. Portanto, há um ganho de eficiência, contribuindo para que a logística funcione e proporcione uma experiência satisfatória para o cliente.

5. Padronização e agilidade do processo

Com o serviço, o e-commerce passa a atuar com uma padronização do processo, o que ajuda a evitar erros e retrabalhos, bem como a dar agilidade às rotinas de picking (separação), packing (embalagem) e envio de pedidos.

Assim, a empresa consegue cumprir prazos de entrega estabelecidos com o cliente, mesmo que trabalhe com vendas multicanais. Isso passa uma imagem profissional do e-commerce, contribuindo para a fidelização do cliente e aumento do índice de recompras.

Quem pode implementar o fulfillment multicanal?

Tem interesse em implementar o fulfillment multicanal, mas não sabe se essa é a melhor solução para seu negócio? De maneira geral, o serviço é perfeito para empresas que trabalham com vendas multicanais.

Também é ideal para negócios que possuem mais de uma operação logística e estão em busca de otimizá-la e reduzir custos. Com o serviço, poderá unificar e simplificar processos, trabalhando com apenas um operador logístico.

Se estiver em dúvida sobre a viabilidade de contratação no seu caso, consulte uma empresa de fulfillment especializada para saber detalhes sobre a solução e se atende às suas necessidades.

Fulfillment multicanal com a Roger

A Roger é uma empresa de fulfillment com expertise na área e estrutura completa para atender à sua demanda. Com a empresa, seu e-commerce conta com um parceiro especialista em logística multicanal, reduzindo custos e garantindo a eficiência da operação.

Além disso, a Roger disponibiliza plataforma 100% digital para gerenciamento de inventário, faz a integração de seu sistema com os principais ERPs do mercado, adota processos ágeis e enxutos, além de ter centro logístico com localização estratégica. Aproveite para conhecer e garantir o fulfillment multicanal com a Roger! 

image

Leia também:

>>> A importância da integração de plataformas no serviço de fulfillment

>>> Qual a diferença entre fulfillment e dropshipping?