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19 de outubro de 2023
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Dicas para escolher o parceiro de logística ideal para o seu negócio

Confira dicas que vão te ajudar a escolher o parceiro de logística perfeito para seu negócio, atendendo plenamente suas necessidades.

O que você vai encontrar neste artigo:

Decidiu investir em logística terceirizada? Esta é a melhor solução para empresas, principalmente e-commerces, garantindo uma operação eficiente, rápida e de custo reduzido.

Contratar soluções em logística para e-commerce é muito mais econômico do que estruturar toda a operação e processos do zero. No entanto, é crucial saber escolher o parceiro logístico ideal para seu negócio.

Assim, aumenta-se a chance de sucesso dessa parceria, além de ter um serviço que realmente atende às necessidades de sua empresa. A seguir, damos dicas que vão te ajudar a escolher a empresa de logística para e-commerce perfeita. Acompanhe e descubra!

imagem de um entregador de camiseta e boné azul com uma caixa nos ombros e fazendo sinal de positivo com a mão

Como escolher o parceiro logístico ideal?

Definir qual o melhor parceiro de logística terceirizada é mais simples se considerar pontos específicos. Assim, poderá limitar as alternativas, elegendo a empresa que supre sua demanda com eficiência. Confira, logo abaixo, quais são esses pontos:

Necessidades logísticas de seu negócio

O passo inicial que você deve tomar é considerar as necessidades logísticas específicas de seu negócio. Para isso, considere quantidade e tamanho dos produtos que armazena e movimenta, bem como a frequência de envios, prazos de entrega com os quais trabalha e demais demandas.

Dessa maneira, é possível direcionar melhor sua busca por empresas de logística para e-commerce, focando naquelas que oferecem o que seu negócio realmente precisa. Assim, a chance de erro na contratação é reduzida.

Região atendida pela empresa de logística

Existem empresas de logística para e-commerce que atendem somente determinadas regiões. Por isso, antes de contratar o serviço é importante verificar quais são as áreas atendidas e se estão dentro do que seu negócio trabalha ou pretende atuar.

Qualidade dos serviços logísticos

Há mais um ponto essencial que você deve considerar: a qualidade dos serviços logísticos. Mas como conhecê-la antes de contratar as soluções? Simples: busque por referências de clientes da empresa, o que pode ser feito em redes sociais, sites de reclamação, entre outros canais.

Outra forma é conferir as instalações da prestadora de serviços. Verifique se são completas, se o espaço de armazenamento é organizado e seguro, bem como se trabalha com tecnologias e equipamentos atuais, se o atendimento é personalizado e demais detalhes que funcionem como diferenciais.

Capacidade de atendimento da empresa

A empresa de logística precisa ter capacidade para atender plenamente seu negócio, para compensar a contratação. Para garantir isso, verifique se possui estrutura para armazenar e movimentar seus produtos e quantidade média de pedidos.

Caso sua intenção seja aumentar a capacidade de armazenamento e movimentação nos próximos meses ou em períodos comerciais sazonais, como a Black Friday e o Natal, verifique se a empresa possui flexibilidade para isso.

Desse modo, é possível se certificar de que a empresa pode atender seu negócio em demandas especiais, tendo maior praticidade na gestão logística para e-commerce.

Estrutura logística da prestadora

O ideal é que a empresa tenha uma estrutura logística completa, moderna e segura para manter o estoque do e-commerce. Também considere se possui sistema de climatização, equipamentos para movimentação de cargas e se investe e disponibiliza tecnologias para gestão de estoque e de pedidos.

Dessa maneira, é possível ter um serviço de qualidade e fácil acesso a informações do estoque e pedidos, com maior visibilidade e transparência de todo o processo. Além disso, conseguirá rastrear mercadorias e pedidos com praticidade, podendo resolver eventuais problemas com rapidez.

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Comunicação com o cliente

Um serviço de qualidade envolve assegurar uma boa comunicação com o cliente. Portanto, antes de escolher a empresa verifique como é a comunicação, se presta um atendimento personalizado e como funciona o suporte.

Dê preferência para a empresa de logística que tenha uma comunicação eficiente, que se mostre disposta a esclarecer dúvidas e solucionar problemas o quanto antes. 

Reputação e recomendações

Antes de escolher o parceiro logístico, verifique a reputação da empresa e recomendações de outros clientes. Mais uma vez, a internet é sua aliada nesse processo, principalmente se não conhecer alguém que contratou os serviços.

Caso encontre alguma reclamação, verifique se a empresa solucionou o problema ou esclareceu a dúvida. Esse tipo de comportamento passa maior confiabilidade, indicando que se trata de uma empresa preocupada em proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Principais serviços de logística para e-commerce

Existem vários serviços de logística para e-commerce que você pode contratar para seu negócio online, mas dois se destacam: o fulfillment e a dark store. A seguir, você conhece detalhes sobre ambos:

Fulfillment

Trata-se de uma solução de gestão logística para e-commerce. O fulfillment contempla todas as etapas do pedido, garantindo o bom fluxo da operação, processos ágeis e enxutos, custo reduzido, além de entregas no prazo. 

A contratação do fulfillment é uma excelente solução para ter uma gestão logística de qualidade, feita por especialistas, otimizando o tempo do empreendedor ou gestor, que pode dedicar mais de seu tempo ao crescimento do negócio.

Dark store

É uma solução de armazenamento estratégico dedicada ao e-commerce. Trata-se de um serviço diferenciado, que mantém o estoque da empresa perto do cliente final e possibilita realizar entregas rápidas com um custo de transporte reduzido.

A Roger, empresa com vasta expertise em logística para e-commerce, disponibiliza o fulfillment e a dark store, focando no melhor desempenho e em resultados. Aproveite para conhecer essas soluções!

Diferenciais da Roger

A Roger conta com diferenciais que fazem a empresa se destacar e justificam sua contratação. Entre eles, está o fato de não estabelecer mínimo de volume de pedidos e de produtos. Portanto, tem flexibilidade para atender sua empresa.

Outro diferencial é a localização estratégica do centro logístico, com armazém dentro da cidade, integrado a todos os canais de venda e marketplaces. Assim, garante-se uma maior taxa de sucesso de entrega e processos automáticos para envio do pedido.

A empresa tem a preocupação de proporcionar a melhor experiência para o cliente, por isso presta um atendimento ágil e personalizado. Com a Roger, você consegue esclarecer dúvidas e resolver problemas o quanto antes, tendo todo o suporte necessário.

E não é só isso: a Roger trabalha com valores competitivos, combinando qualidade com excelente custo-benefício. Entre em contato para conhecer detalhes e solicite um orçamento sem compromisso!

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