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26 de outubro de 2023
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Estratégias de fulfillment para lidar com a temporada de festas

Conheça estratégias de fulfillment para a temporada de festas de fim de ano e adote todas para ter uma logística eficiente no período.

O que você vai encontrar neste artigo:

A temporada de festas de fim de ano exige que as lojas online tenham um cuidado especial: a adoção de estratégias de fulfillment logística para garantir o atendimento da demanda, que é maior.

Na prática, isso é positivo porque significa que a empresa venderá mais e terá um bom faturamento. No entanto, traz vários desafios logísticos, como a menor disponibilidade de motoristas para entrega, o aumento do estoque e o menor espaço para armazenamento e manuseio de cargas.

Há, ainda, um ponto essencial: as compras de fim de ano são, na maioria dos casos, presentes de Natal. Portanto, o cliente tem urgência em receber o pedido e a empresa precisa fazer com que ele chegue no prazo.

Daí a importância de investir em estratégias de fulfillment e-commerce! Assim, garante-se um processo logístico eficaz e uma excelente experiência ao cliente. Confira, a seguir, quais estratégias adotar!

imagem de uma moça negra conferindo a caixa que está nas mãos do despachante antes de entregar ao destinatário

1. Planejamento antecipado

O planejamento antecipado é primordial, pois dá maior previsibilidade e possibilita que a empresa tenha estoque para atender seus clientes, bem como parceiros logísticos confiáveis que realizarão o processo com agilidade e farão entregas no prazo.

Mas como fazer esse planejamento logístico? A recomendação é que comece meses antes da temporada de fim de ano. Portanto, nada de deixar para dezembro, para não correr o risco de ficar sem mão de obra, produtos, fornecedores ou ter de pagar mais caro por tudo isso.

Procure tomar decisões com base em dados. Estabeleça metas para a temporada, faça a previsão de demanda e de estoque, busque por fornecedores com o melhor custo-benefício e contrate mão de obra temporária ou serviços. 

Estabeleça um cronograma com períodos nos quais deverá realizar cada uma das atividades e procure segui-lo fielmente. Para facilitar o planejamento, tenha como base experiências anteriores do e-commerce em datas comemorativas. Assim, poderá ter insights do que funciona e o que aprimorar.

2. Gerenciamento de estoque

Sem estoque adequado, o e-commerce não consegue vender. Logo, é muito importante que a empresa tenha um gerenciamento de estoque, com controle rigoroso de inventário.

Assim, poderá saber o que possui no estoque, o que precisa de reposição para o período, o que pode entrar em promoções especiais para ter melhor giro, entre outros detalhes.

Dessa forma, manterá o estoque em um nível adequado, o que evitará a perda de vendas por falta de produto e ainda possibilitará ações comerciais mais estratégicas.

3. Implementação de sistema de WMS

Esta é uma estratégia de fulfillment que complementa a de gerenciamento de estoque. O WMS é o Warehouse Management System, que é um software de gerenciamento de armazéns.

Ele conta com o diferencial de automatizar tarefas inerentes ao estoque, auxiliando na gestão logística. Com o sistema, é possível centralizar o controle do estoque e operação, facilitando todo o trabalho e reduzindo erros.

O WMS possui diversas funções e desempenha um papel importante no inventário do estoque. Ele registra todas as movimentações e possibilita o acompanhamento de entradas e saídas, tendo maior facilidade no rastreamento de produtos, contagem de itens e destinos ocupados e desocupados. Assim, poderá aproveitar melhor o espaço de armazenamento.

4. Otimização de armazenamento e picking (separação)

Quanto mais rápido conseguir armazenar e separar os produtos, melhor. Dessa forma, terá um fluxo contínuo na operação, sem comprometer o bom andamento das atividades, com despachos rápidos e entregas no prazo.

Para otimizar esses processos, implementar softwares de gerenciamento de estoque é essencial. Eles viabilizam o melhor aproveitamento do espaço para armazenamento, conseguindo guardar mais produtos, com qualidade e de forma estratégica, para facilitar a separação.

Além do uso dos sistemas, outras medidas ajudam a otimizar o picking, como a organização do estoque, mantendo SKUs agrupados. Também é essencial reduzir trajetos dos separadores, o que traz um ganho importante de velocidade.

Outra medida é posicionar mercadorias estrategicamente, colocando itens de maior saída em prateleiras baixas. Há a opção de adotar técnicas específicas, como a classificação ABC. 

Nela, produtos de giro alto (A) têm posições de destaque no estoque. Os de giro médio (B) ficam em posições intermediárias e os de baixo giro (C) são mantidos em locais de menor destaque.

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5. Gestão de prazos de entrega

Mantenha uma gestão cuidadosa de prazos de entrega, para garantir seu cumprimento. O ideal é que integre sistemas com a plataforma de e-commerce para automatizar processos envolvendo pedidos, inclusive o gerenciamento de prazos.

Assim, conseguirá ter maior visibilidade da operação, com acompanhamento do pedido com informações geradas em tempo real. Poderá tomar decisões com base em dados e garantir a rápida solução de eventuais problemas.

6. Comunicação com clientes

Durante o processamento e andamento do pedido, mantenha uma comunicação clara e eficaz com o cliente. Uma das possibilidades é enviar notificações por e-mail sempre que houver alguma novidade sobre o pedido, como faturamento e despacho.

Também há a opção de encaminhar notificações sobre a entrega, com link ou dados para rastreamento. Isso ajuda o cliente a se programar para receber o produto, tendo uma maior taxa de sucesso de entrega.

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7. Estratégias para lidar com atrasos e problemas de entrega

Adote estratégias para lidar com atrasos e problemas de entrega da melhor maneira possível e com agilidade. O foco é garantir a transparência do processo e facilitar o acesso a informações pelo cliente. 

Desse modo, evita-se a sobrecarga em canais de atendimento e o cliente tem um retorno rápido sobre seu pedido. Para evitar problemas, trabalhe sempre com prazos realistas.

Automatize a emissão da nota fiscal, para acelerar esse processo, e mantenha uma boa comunicação com o cliente. Qualquer atraso na entrega deve ser informado, bem como a tratativa adotada. E não se esqueça de trabalhar com uma transportadora confiável, que cumpre prazos com qualidade!

8. Terceirização do fulfillment

Precisa de suporte para ter um fulfillment para e-commerce eficiente nessa temporada? Uma solução altamente eficaz é terceirizar, contratando uma empresa de fulfillment especializada, como a Roger, para cuidar de todo o processo.

Assim, terá um e-fulfillment de qualidade, com taxa de sucesso de entrega elevada, oferecendo a melhor experiência ao cliente. Tudo isso com uma operação enxuta, com processos ágeis e no menor custo possível. Adote a estratégia e tenha essas vantagens!

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