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19 de julho de 2022
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Fulfillment o que é, como funciona e principais fornecedores

Descubra como este serviço pode se tornar um diferencial para a sua empresa!

O que você vai encontrar neste artigo:

Ter um processo de fulfillment de excelência pode ser um poderoso diferencial competitivo para seu e-commerce, conseguindo se destacar entre concorrentes.

Ainda não sabe o que é fulfillment, como funciona e qual sua importância para a empresa? Aqui, respondemos essas perguntas! Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre este serviço!

Imagem de um homem com uma prancheta na mão fazendo conferência de estoqueO que é fulfillment?

Uma das principais dúvidas de gestores e empreendedores de e-commerce é o que é fulfillment. O termo é de origem inglesa e pode ser traduzido como “cumprimento”, “atendimento” e “realização”.

Na logística, fulfillment diz respeito a operações que são necessárias para garantir o atendimento ao cliente no prazo, com máxima qualidade e a um menor custo para a empresa.

O fulfillment considera os serviços de recebimento e armazenamento de mercadorias, bem como de gestão de estoque, importação, separação, embalagem, expedição, gestão de fretes, transporte e entrega do pedido para o cliente.

O próprio e-commerce pode coordenar seu fulfillment de ponta a ponta, mas é preciso ter conhecimento especializado e fazer um investimento em estrutura e tecnologia para integrar as áreas e atividades da melhor maneira possível.

Não possui equipe especializada ou um orçamento alto para coordenar por conta própria? Então, há uma alternativa eficaz e econômica, basta terceirizar o fulfillment.

Na terceirização, uma empresa especialista assume a responsabilidade por cada uma das etapas de logística do e-commerce. Sua atuação é voltada a garantir que toda a operação aconteça sem erros, com rapidez, qualidade e um menor custo.

Essa alternativa é perfeita para negócios que buscam praticidade e excelência na logística a um ótimo custo-benefício, sem precisar investir diretamente em estrutura e tecnologia.

Como funciona o fulfillment?

Na terceirização, o e-commerce somente recebe o pedido do cliente. Os processos de armazenagem e gestão de estoque, separação, embalagem, transporte, entre outros, ficam sob responsabilidade da prestadora de serviços.

O repasse do pedido para a empresa de fulfillment pode acontecer por meio do ERP do e-commerce, que é integrado ao sistema da prestadora. Assim, garante-se o rápido acesso às informações e a operação ganha fluidez.

Quando a empresa de terceirização recebe dados do pedido, ela inicia o processo de separação (picking), embalagem (packing) e envia para o cliente final, sempre cumprindo prazos.

Quais são as etapas do fulfillment?

Todo o processo de fulfillment é composto por etapas para garantir que seja realizado com excelência. A seguir, listamos quais são as principais:

Rotinas de estoque

Abrange o recebimento e estoque da mercadoria, que pode ser feito em armazém próprio ou junto a uma empresa parceira. Também pode envolver o gerenciamento do inventário, conforme escopo contratado.

Separação de mercadorias

Ocorre após o recebimento do pedido do cliente final. Trata-se da etapa de localização e separação no estoque, fase que também é chamada de picking. Para realizá-la com rapidez e precisão, é preciso adotar uma gestão, organização e controle de estoque eficientes.

Embalagem de pedidos

Nesta etapa, que também é chamada de packing, ocorre a embalagem do pedido do cliente final, com a proteção adequada para evitar avarias e perdas durante o transporte. Dessa forma, não há prejuízos ao e-commerce, sem necessidade de reposição de produtos.

Despacho e transporte

Etapas do fulfillment para e-commerce nas quais o pedido sai e vai até o cliente final. A entrega pode ser feita por transportadora, equipe própria da loja virtual ou pela operadora de fulfillment. Além disso, há a disponibilização do código ou link para rastreio pelo contratante ou pelo cliente final.

Pós-venda

Nesta etapa, ocorre a coleta do feedback do cliente sobre a compra. É importante para que a empresa tenha dados precisos sobre o que funciona e o que precisa mudar para oferecer a melhor experiência possível para o cliente.

 

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Qual a importância do fulfillment para e-commerce?

O investimento em fulfillment possibilita que o e-commerce tenha uma logística de excelência, com menor chance de erro e de retrabalho, menor custo e garantia da satisfação do cliente. Veja, a seguir, quais são as vantagens do fulfillment para lojas online e entenda sua importância:

Diferencial competitivo no mercado

A operação logística do e-commerce passa a ser feita por especialistas, o que assegura a alta qualidade de todo o processo e a rapidez. Com isso, a empresa consegue se destacar entre seus concorrentes, atraindo mais clientes. 

Qualidade na parte logística

A logística terceirizada torna todo o processo de armazenagem, gestão de estoque, inventários, separação, embalagem e transporte muito mais eficazes, com alta qualidade. 

Como resultado, há uma redução de erros e retrabalho, passando a ter uma operação que atende o cliente no prazo, de modo a garantir sua satisfação com o e-commerce.

Redução de custos logísticos

Uma das vantagens mais significativas do fulfillment é que ele possibilita reduzir custos logísticos com armazenamento, manuseio e transporte, por exemplo. Toda a operação é mais enxuta, eliminando gastos desnecessários.

Além disso, com a terceirização os custos se tornam fixos, dando maior previsibilidade no orçamento. Outro diferencial é que o e-commerce pode oferecer frete com condições mais competitivas, o que influencia direta e positivamente nas vendas.

Escalabilidade

O investimento em fulfillment também dá escalabilidade à loja virtual, tendo suporte no crescimento de vendas, por exemplo. A empresa pode vender mais sem ter um gasto extra com contratação de mais funcionários ou uso de um armazém mais amplo.

Além disso, conta com a facilidade de poder terceirizar sua logística em datas sazonais como a Black Friday, tendo uma operação que funciona num período de alta demanda.

Quais são os principais fornecedores do setor?

Imagem homem segurando caixas de entrega com a logo da Roger

A terceirização do fulfillment é uma prática que vem crescendo no Brasil entre e-commerces, porque proporciona vantagens especiais para as empresas.

Esse mercado aquecido fez com que surgissem vários fornecedores, mas é preciso ser criterioso na escolha e contratação, para garantir o que atende melhor às necessidades de seu negócio.

Entre os principais, destaque para os fornecedores de armazém e transporte. Quer uma alternativa versátil e adaptável a qualquer e-commerce, sendo um serviço completo de fulfillment? A Roger tem a melhor solução a um ótimo custo-benefício. Aproveite para conhecer e contratar para seu negócio!

 

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