Início » Quais os principais KPIs da área de logística?
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Os KPIs são ferramentas essenciais para melhoria de qualquer área da empresa, sobretudo a de logística. Com eles, é possível obter informações sobre a operação e ter dados confiáveis para tomar decisões.
Mas, afinal, o que são KPIs? E quais são os principais da área de logística? A seguir, você confere essas e outras informações sobre esse tema importante. Acompanhe e descubra!
KPI é a sigla utilizada para Key Performance Indicator, que pode ser traduzido como Indicador-chave de Desempenho. Um KPI nada mais é que uma métrica usada para medição e avaliação do desempenho de uma atividade, área ou empresa.
Esse indicador possibilita que a empresa identifique rapidamente se suas ações estão surtindo o efeito desejado e se estão trazendo os objetivos previamente estabelecidos.
Os valores de um KPI podem ser apresentados em números ou porcentagens. Ao analisar esses quantitativos, gestores e empreendedores podem verificar pontos de crescimento e pontos fracos. Assim, poderão realizar ajustes precisos que levem aos resultados que desejam atingir.
Essa ferramenta é amplamente utilizada por empresas em diversas áreas, sobretudo na gestão logística. Não por acaso existem diversos indicadores logísticos, ou seja, KPIs específicos para esse setor.
Existem diversos KPIs de logística, com possibilidade de medir a eficiência de diferentes atividades. A seguir, apresentamos alguns dos principais e mais utilizados no segmento:
KPI de logística que tem nome autoexplicativo: ele possibilita controlar o giro de estoque, identificando facilmente a quantidade vendida de determinado produto em um período específico.
Por exemplo, suponha que tenha um e-commerce de roupas de ginástica e possua um estoque com 400 tênis de corrida. Durante o ano, sua empresa vendeu 3200 pares desses calçados. Esse KPI é calculado dividindo as vendas pelo estoque. Neste caso, a empresa teve 8 giros de estoque no ano.
Mas por que saber o giro de estoque é importante? Simples: ele possibilita identificar rapidamente quais são as mercadorias com maior ou menor volume de vendas num período específico. Assim, dá para programar as compras de forma estratégica, mantendo o estoque num nível adequado.
O KPI logística de gerenciamento de pedidos mede a eficiência desse processo. É possível calculá-lo por meio do percentual de CTes emitidos sem erros ou do tempo que se leva para preparação de uma ordem de compra.
Também existe a possibilidade de medir esse KPI por meio do custo médio dos processos de pedidos, considerando o recebimento do pedido até a entrega ao cliente final.
Indicador que mede a eficiência da distribuição de diferentes formas. Uma das mais utilizadas é por meio da produtividade sobre o volume movimentado. Na prática, isso significa calcular o volume de carga processado por hora de trabalho.
Outra forma de calcular o KPI de distribuição é com base na porcentagem de uso do espaço do armazém, bem como da quantidade de carga processada na área por um determinado período.
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Os KPIs de transporte são um dos principais indicadores de logística da empresa. Eles revelam de forma clara a produtividade, a qualidade e o custo do transporte de mercadorias.
Existem diferentes formas de se medir esse KPI, como por meio da porcentagem de entregas feitas no prazo (o famoso OTD, ou seja, On Time Delivery). Outra opção é medir o porcentual de entregas com não-conformidades e avarias.
Indicador que possibilita que a empresa controle extravios e roubos e tome medidas para evitar prejuízos. Neste caso, mede-se a quantidade de produtos que foram desviados, gerando atrasos na entrega e danos ao cliente e empresa.
O cálculo desse KPI é bastante simples: ele é feito com base no percentual de produtos extraviados sobre o total, considerando um determinado período.
Três indicadores de logística que aparecem juntos porque são muito comuns na gestão de e-commerces. O On Time Shipping calcula o índice de pedidos enviados na data prometida, mesmo que a entrega não tenha sido feita no prazo. Ajuda a medir a eficiência interna de processos, desde o recebimento do pedido até seu despacho.
O Order Cycle Time (OCT) mensura o tempo que a mercadoria leva para chegar ao cliente, depois da finalização do pedido pela empresa. Já o On Time In Full é o indicador OTIF, que mede a quantidade de pedidos que foram entregues no prazo.
Indicador que mede quantos pedidos a empresa enviou e entregou sem qualquer avaria, erro ou atraso, conseguindo cumprir todos os índices de qualidade e compromissos assumidos com os clientes.
Trata-se de um KPI que tem como finalidade mostrar, de forma quantitativa, quantos pedidos retornaram para o estoque da empresa após a finalização do pedido.
Para calculá-lo, basta dividir o total de produtos devolvidos pelo total de vendidos em um período específico. Então, multiplique por 100 para ter o percentual. Recomenda-se que esse indicador seja o mais próximo de zero.
Uma das formas mais eficazes de calcular o KPI com facilidade e assertividade é automatizar seu processo logístico. Desse modo, conseguirá realizar a contagem e cálculo de forma automática e com maior rapidez.
Um excelente exemplo disso é o uso de tecnologia para gerenciamento de inventário, que possibilita calcular o giro de estoque, entre outros KPIs inerentes ao armazenamento de mercadorias, com praticidade.
Mas como ter acesso a essas tecnologias de maneira econômica? Simples: por meio da terceirização logística! Com a Roger Fulfillment, por exemplo, a empresa garante acesso a uma plataforma 100% digital, na qual pode fazer o gerenciamento de inventário em tempo real, bem como acompanhar pedidos.
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