Início » Logística para e-commerce: como superar os desafios da última milha
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A última milha é uma das etapas mais importantes da logística para e-commerce. Não é para menos, afinal, influencia diretamente na experiência e fidelização de clientes, bem como nos custos logísticos.
No entanto, trata-se de uma etapa repleta de desafios que o empreendedor precisa conhecer e saber como superá-los. Assim, garantirá bons resultados para o e-commerce.
A seguir, explicamos o que é a última milha, quais são os desafios que apresenta e como vencê-los com eficiência. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse tema!
A princípio, é fundamental saber o que é a última milha. Trata-se da última etapa de um pedido, ou seja, aquela em que o produto vai até o endereço indicado pelo cliente ao finalizar a compra.
Também é chamada de last mile e é um dos momentos mais estratégicos do processo logístico. A última milha demanda planejamento para fazer com que o pedido chegue intacto ao cliente, dentro do prazo estipulado e no menor custo possível.
Quando isso acontece, o e-commerce consegue proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente, tendo maior chance de fidelizá-lo. Com isso, também há uma grande possibilidade de que o cliente retorne à loja online para novas compras.
O processo de última milha envolve desafios que devem ser considerados para garantir que a entrega aconteça no prazo e com produtos em perfeito estado. Veja, a seguir, quais são os principais:
Quanto mais rápida for a entrega, melhor. Isso proporciona uma boa experiência ao cliente e possibilita fidelizá-lo. Mas esse não é o único resultado: uma entrega rápida aumenta a taxa de conversão de vendas.
Atualmente, o cliente prefere comprar com o e-commerce que entrega o pedido mais rápido. Portanto, ao oferecer entregas em curto prazo, inclusive no mesmo dia, dá para vender mais.
O problema é que nem sempre a empresa consegue entregar o pedido rapidamente. Isso pode ocorrer por fatores diversos, como a distância maior entre o centro logístico e o endereço de entrega, transportadora ineficiente, entre outros.
Para corrigir esses problemas, é importante que a empresa tenha uma logística estratégica, tanto de armazenamento como de transporte. Também é essencial que adote processos enxutos e ágeis, para acelerar o envio do pedido.
O frete caro é um dos principais motivos de abandono de carrinho. Ele encarece o pedido e faz com que o cliente busque os mesmos produtos na concorrência, em uma tentativa de encontrar um custo total mais baixo.
Portanto, se sua intenção é aumentar a taxa de conversão de vendas, mas está com o índice de abandono de carrinho muito alto, é importante rever e buscar estratégias diferentes para o frete.
É possível, por exemplo, baratear a entrega com a redução da distância entre centro logístico e cliente final. Outra forma é trabalhar com diferentes transportadoras e fechar parcerias com elas para oferecer fretes mais atrativos para os clientes.
Após a finalização da compra, o cliente aguarda ansiosamente o produto. Se ele chega danificado, a experiência que seu e-commerce ofereceu se torna insatisfatória.
É claro que imprevistos acontecem, mas o e-commerce deve tomar todas as medidas possíveis para evitá-los, agindo antecipadamente para evitar danos.
Lembre-se de que o e-commerce precisará encaminhar um novo produto, com mais um custo de envio, dessa vez de seu próprio bolso. Além disso, o recebimento de um produto com avarias aumenta a possibilidade de cancelamento do pedido.
Existem formas de evitar esse problema, como realizar a embalagem de maneira adequada, fazer o manuseio correto do pedido e um transporte seguro.
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Para garantir uma boa lucratividade e entregas no prazo, o e-commerce precisa ter uma operação enxuta, ágil e eficiente, que funcione no menor custo possível. Atenção a um detalhe: sem abrir mão da qualidade.
Se o custo operacional logístico for alto, a lucratividade do negócio pode ser prejudicada. O ideal é que busque soluções logísticas inovadoras, que possibilitem reduzir custos e ter uma operação de qualidade.
Ter uma alta taxa de reentrega significa mais custos para o e-commerce. Esse problema geralmente acontece na falta de previsibilidade da chegada do pedido.
É justamente aí que o monitoramento em tempo real faz a diferença! Ele permite que o cliente rastreie o pedido e saiba exatamente quando chegará, organizando-se para receber o produto.
Para melhorar esse ponto e reduzir o número de reentregas, considere implementar sistemas de rastreamento do pedido, principalmente em tempo real. Também melhore a comunicação com o cliente, enviando notificações sobre o andamento do pedido, especialmente no que se refere à entrega.
Uma rota de entrega mal planejada gera mais custos com combustível e aumenta a possibilidade de não cumprir os prazos de entrega. Daí a importância de dedicar mais tempo ao planejamento da entrega! Desse modo, reduz-se a possibilidade de não cumprir prazos, além de diminuir custos.
Além das dicas que já demos aqui, há outra altamente eficaz: a terceirização da logística de e-commerce, com a contratação de soluções inovadoras que garantem uma operação eficiente.
Entre elas, destaque para o fulfillment para e-commerce, que é um serviço de gestão logística completa. Ele abrange desde o armazenamento de produtos até a entrega de pedidos, realizando processos com foco no cumprimento de prazos e custo reduzido.
Outra solução é a dark store, que é dedicada ao armazenamento estratégico de produtos, mantendo-os próximos de uma área urbana central. Portanto, as mercadorias ficam perto do cliente, reduzindo custos de entrega. Tudo isso sem deixar de lado a qualidade do armazenamento e manipulação dos produtos.
A Roger é uma empresa de fulfillment que disponibiliza esses serviços, prestando-os com foco na excelência. Possui estrutura logística completa e faz uso de tecnologias de ponta para automatização de processos.
Aproveite para conhecer o fulfillment e a dark store Roger e conte com o suporte de uma empresa de logística para e-commerce especializada para superar os desafios de última milha!
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