Início » Dados em tempo real para controle de estoque: importância e papel do WMS
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA falta de controle de estoque em tempo real pode gerar prejuízos expressivos para e-commerces. Os mais comuns são rupturas que deixam o cliente sem a compra desejada e excesso de mercadorias que travam o capital de giro.
Garantir controle de estoque atualizado se tornou indispensável para qualquer empresa que busca competitividade. É exatamente nesse ponto que entra o WMS estoque. Aqui, você descobre o papel e importância desse sistema na logística para e-commerce. Vamos lá?
Fonte: Freepik
Ocorre quando o site permite a compra de um produto que está em falta no estoque. A experiência do cliente se torna frustrante e isso compromete a credibilidade da marca, levando o consumidor aos concorrentes.
Manter estoque acima da demanda gera custos elevados de armazenagem e compromete o fluxo de caixa do negócio. Produtos encalhados significam capital de giro travado e risco de obsolescência.
Sem um sistema de controle confiável, aumentam os riscos de enviar produtos errados, duplicados ou em quantidades diferentes do solicitado. Cada erro implica devoluções, retrabalho e custos adicionais de frete.
Com informações desatualizadas ou inconsistentes, o gestor não consegue analisar o giro real dos produtos, dificultando o planejamento de compras e campanhas promocionais.
Quer evitar esses problemas? O segredo está no WMS, que é uma poderosa ferramenta para gestão e controle de estoque, trabalhando sempre com informações atualizadas em tempo real.
Leia mais:
>>>> Estoque parado é dinheiro perdido? Veja como usar dados para tomar decisões mais inteligentes
O WMS, sigla para Warehouse Management System, é um software especializado no gerenciamento de armazéns e estoques. O sistema traz organização, automação e visibilidade completa sobre todas as movimentações de produtos.
A ferramenta mapeia cada etapa da operação logística, abrangendo desde o recebimento de mercadorias, armazenamento, movimentação interna, separação de pedidos (picking), embalagem (packing) até a expedição.
Na prática, é como um “mapa vivo” do armazém, oferecendo visibilidade em tempo real sobre onde cada item está localizado, em qual quantidade e em que status.
O sistema gerenciamento armazém elimina erros manuais, aumenta a eficiência e fornece ao gestor informações precisas para tomada de decisão sobre o estoque.
O sistema de gerenciamento de armazém processa, interpreta e organiza os dados coletados nas operações para que o e-commerce tenha estoque preciso e uma gestão confiável.
Esse processo só é possível porque o WMS integra tecnologias de coleta de dados e conecta o armazém ao ecossistema de vendas digitais. Entre os principais recursos, destacam-se:
Cada item que entra no estoque é registrado via código de barras. Essa automação garante que as informações de entrada e saída estejam sempre atualizadas e elimina erros comuns em registros manuais. Dessa forma, o gestor sabe exatamente o que entrou, saiu e ainda está disponível.
A tecnologia RFID permite identificar produtos simultaneamente, sem contato visual direto. Utiliza-se um dispositivo que faz a leitura, o que acelera inventários, identificação da localização e movimentação interna.
O WMS se conecta aos canais de venda, como marketplaces e plataformas de e-commerce, atualizando automaticamente o saldo de estoque. A integração evita a temida ruptura e o risco de excesso de estoque.
O sistema registra a posição exata dos produtos dentro do armazém, otimizando o tempo de separação de pedidos. Isso reduz erros de picking e acelera a expedição, podendo trabalhar com prazos rápidos de entrega.
A ferramenta também fornece dados analíticos em relatórios completos. Com eles, gestores de e-commerce podem identificar quais produtos têm maior giro, quais estão encalhados e prever demandas, trabalhando de forma mais estratégica com o estoque.
Graças a esses recursos, o WMS é ferramenta indispensável para quem deseja transformar o estoque de um ponto de risco para uma vantagem competitiva.
O uso do WMS para controle de estoque em tempo real demanda investimento no sistema, que normalmente é alto e nem todo e-commerce pode realizá-lo. No entanto, há uma boa notícia: é possível ter acesso de forma prática e econômica à tecnologia ao terceirizar a logística para e-commerce.
A G+Ship, empresa de fulfillment em Curitiba e demais cidades, disponibiliza a tecnologia em seus serviços, oferecendo relatórios precisos para tomar decisões com base em informações confiáveis e instantâneas.
Entre as soluções de logística para e-commerce com acesso à tecnologia estão o fulfillment e a dark store. Conheça e terceirize com a G+Ship, garantindo uma logística eficiente, com operação realizada por especialistas, e controle de estoque em tempo real com a tecnologia WMS.
Leia também:
>>>> Dark Store 2.0: como transformar pontos de venda ociosos em centros de distribuição lucrativos
>>>> O papel da tecnologia na gestão de inventário: como automação e Big Data podem transformar seu negócio