Início » A importância da integração de plataformas no serviço de fulfillment
O que você vai encontrar neste artigo:
Uma das principais características do serviço de fulfillment para empresas é a integração entre plataformas da prestadora de serviços e do cliente.
Trata-se de um detalhe muito importante, que ajuda a proporcionar uma melhor experiência ao cliente, otimizando a gestão logística. A seguir, você confere mais sobre o fulfillment e a integração. Continue a leitura para descobrir!
Antes de saber sobre a integração entre as plataformas, é essencial conhecer o que é o fulfillment para e-commerce. Trata-se de um serviço completo de logística, que cuida de todas as etapas de uma operação.
Ao contratá-lo, o empreendedor não precisa se preocupar com a logística do pedido, uma empresa de fulfillment assume a responsabilidade pela operação. Assim, poderá se dedicar exclusivamente à gestão e crescimento do negócio online.
O serviço tem funcionamento simples! O cliente encaminha mercadorias para armazenamento no centro de fulfillment. Uma equipe confere e armazena os produtos em um espaço adequado e seguro, adotando um sistema de organização que proporcione o melhor uso da área e facilite a separação posteriormente.
Quando chega um pedido, ocorre a separação e embalagem dos produtos, bem como a emissão da documentação necessária e o despacho para a transportadora. A empresa de fulfillment também disponibiliza o link ou informações para rastreamento do pedido.
Um detalhe importante: cada movimentação de produtos e avanço nas etapas são registradas no sistema e disponibilizadas ao e-commerce. A integração entre plataformas possibilita que o cliente monitore informações sobre estoque e pedidos com total praticidade.
Afinal, o que é a integração entre plataformas? Trata-se de um processo que garante a interação automatizada entre softwares distintos. Sua finalidade é assegurar a comunicação automática entre sistemas, evitando o compartilhamento manual de informações.
A integração entre sistemas em si não é uma novidade, mas ainda não é aproveitada por todas as empresas, já que muitas delas ainda adotam processos manuais.
Um exemplo típico disso é o uso de planilhas Excel para controle de movimentações e quantidade de estoque, digitação manual de informações em arquivos e documentos, entre outros.
A integração entre plataformas / sistemas é importante para ter uma logística eficiente, automatizada, com fácil acesso a informações sobre a operação e fluxo de comunicação simples.
Esse processo pode ser feito entre o sistema da empresa de fulfillment com a plataforma de e-commerce do cliente ou com marketplaces.
Existem diferentes formas de integração logística, com a possibilidade de realizá-la por arquivos, plugin, entre outros. No entanto, um dos modos mais utilizados atualmente é pela Application Programming Interface (API), que também é chamada de Interface de Programação de Aplicação.
Trata-se de um mecanismo que possibilita que dois softwares distintos se comuniquem utilizando um conjunto específico de definições e protocolos.
As integrações de API viabilizam a atualização automática de dados entre plataformas, realizando-a com segurança e eficiência. De maneira geral, a prestadora de serviços disponibiliza a integração logística ERP gratuitamente, mas é sempre bom confirmar com a empresa antes de fechar contrato.
É comum que parceiros logísticos disponibilizem soluções descomplicadas de integração, com possibilidade de realizá-la de forma simples, em poucos cliques.
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A integração entre plataformas no fulfillment logística é importante porque viabiliza a prestação de serviços e proporciona benefícios especiais. A seguir, você confere alguns dos principais:
Com a integração, é possível automatizar a operação logística, iniciando processos de forma ágil. O melhor exemplo disso é o recebimento de pedidos do cliente final, que ocorre rapidamente.
Assim, é possível realizar a separação, embalagem e despacho o quanto antes, de modo a acelerar a entrega ao cliente final, garantindo-lhe uma experiência satisfatória.
Essa boa experiência ajuda a causar uma boa impressão no cliente, inclusive a fidelizá-lo. Desse modo, aumenta-se a chance de que retorne ao seu e-commerce para realizar novas compras.
Ao integrar plataformas e automatizar processos, há uma redução expressiva de erros, consequentemente de retrabalhos e de custos. Também é possível otimizar o tempo, dando agilidade à operação.
Isso ocorre porque boa parte das rotinas deixam de ser manuais, portanto, menos suscetíveis a erros. Por isso, o e-commerce consegue ter uma melhoria expressiva em indicadores de qualidade logísticos.
A integração entre sistemas possibilita o acesso rápido a informações logísticas confiáveis. Ela garante uma comunicação fluida entre as plataformas, viabilizando o monitoramento e rastreamento de estoques e pedidos em tempo real.
O e-commerce e o cliente final ganham com isso. A loja online, especificamente o gestor ou empreendedor, tem acesso fácil a dados confiáveis para uma tomada de decisão rápida. Assim, poderá solucionar problemas ou esclarecer dúvidas em curto prazo.
Já o cliente final possui fácil acesso a dados sobre o andamento de seu pedido, conseguindo rastreá-lo após o envio. Com isso, a empresa oferece uma experiência mais satisfatória a ele, com transparência de informações.
A integração entre plataformas, inclusive com marketplaces, amplia a visibilidade de produtos e simplifica o processo de gestão de estoque e pedidos.
O gestor ou empreendedor do e-commerce consegue realizar o gerenciamento com maior praticidade, podendo tomar decisões ou usar recursos de forma estratégica.
Outro benefício muito importante da integração é que ela contribui para que se tenha uma logística integrada e muito mais eficiente, com melhor aproveitamento de recursos e maior produtividade.
Não é para menos, afinal, ajuda a diminuir erros, acelera o processo logístico e entregas, além de garantir maior visibilidade do estoque, podendo realizar ações especiais para aumentar o giro de determinados produtos.
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