BLOG

Como o fulfillment ajuda seu negócio a testar novos mercados para aumentar o faturamento?
16 de setembro de 2025
Compartilhe:

Como o fulfillment ajuda seu negócio a testar novos mercados para aumentar o faturamento?

Expandir o e-commerce para novos mercados não é tarefa fácil, mas o fulfillment viabiliza isso com sucesso. E mais: a custos reduzidos, sem precisar investir fortemente em estrutura própria.

Mas como o fulfillment para e-commerce faz isso? Aqui, você descobre como essa solução é uma ferramenta poderosa para alavancar o crescimento de sua loja online. Confira e saiba o porquê vale a pena implementá-la!

Trabalhadora de armazém que verifica o inventário e as mercadorias e pacotes chegados no departamento de armazenagem

Fonte: Freepik

O que é fulfillment?

Fulfillment é o serviço de logística terceirizada que cuida de toda a operação do pedido após a venda ser concluída no e-commerce. A empresa de fulfillment armazena, separa (picking), embala (packing) e envia as encomendas ao cliente final. 

Não para por aí! A solução também envolve a gestão e controle de estoque, oferecendo monitoramento em tempo real. Assim, é possível evitar a quebra de estoque, venda de produtos faltantes e compra de itens desnecessários.

Na prática, garante-se acesso a uma estrutura logística completa e moderna, pronta para operar em alta performance, sem precisar montar um centro de distribuição próprio.

Leia mais:
>>>> Dicas para reduzir o frete nas entregas interestaduais e ser competitivo em todo o país

Os desafios comuns na expansão de e-commerces

Ao testar novos mercados para aumentar o faturamento, o e-commerce pode enfrentar desafios que inviabilizam ou prejudicam o projeto. Os mais comuns são:

Altos investimentos em infraestrutura

O teste de mercados geralmente exige a abertura de uma filial, centro de distribuição ou armazém regional. Na prática, isso significa mais custos com aluguel, contratação de pessoal, compra de equipamentos e estrutura. 

É um investimento alto e arriscado, principalmente quando ainda não se tem certeza da demanda na nova região. O uso de soluções alternativas, como o fulfillment, viabiliza o projeto sem gastar muito. 

Gestão complexa de estoques distribuídos

Gerenciar estoques em diferentes locais exige controle absoluto sobre quantidades, validade, giro de produtos e integração de sistemas. Caso contrário, o risco de ruptura ou excesso de estoque é grande e ambos impactam nas vendas e no caixa.

Dificuldade em oferecer prazos competitivos

Regiões distantes do centro logístico principal geralmente recebem entregas mais lentas e caras. Isso pode afetar a experiência do cliente e tornar o e-commerce menos competitivo em relação aos players locais ou grandes marketplaces que já operam com logística nacional.

Como o fulfillment resolve os desafios da expansão?

A terceirização de logística para e-commerce, por meio do fulfillment, pode superar desafios com eficiência. A solução proporciona isso porque oferece ao e-commerce:

1. Infraestrutura pronta, sem investimento inicial alto

A empresa de logística para e-commerce possui uma estrutura completa e moderna utilizada no serviço de fulfillment. Ao contratá-lo, a loja virtual garante acesso a essa estrutura especializada.

Por isso, não precisa abrir novos centros de distribuição, muito menos comprar equipamentos, contratar tecnologias e equipes próprias. O serviço permite testar mercados com rapidez e baixo custo, reduzindo o risco de prejuízos.

2. Gestão de estoque centralizada e eficiente

Os sistemas dos parceiros de soluções em logística para e-commerce são integrados com as principais plataformas de venda, facilitando o controle de estoque em tempo real. 

O lojista tem acesso a relatórios detalhados e consegue tomar decisões estratégicas sem perder tempo com tarefas operacionais. Além disso, o controle do estoque é mais eficiente, monitorando-o em tempo real e com transparência.

3. Entregas mais rápidas

As empresas de fulfillment contam com centros de distribuição estrategicamente posicionados. Os CDs ficam perto de áreas urbanas ou das principais vias de acesso da região.

A localização diferenciada permite oferecer prazos de entrega reduzidos, inclusive a entrega no mesmo dia da compra (same day delivery). A entrega rápida aumenta a competitividade da sua loja e melhora a experiência de compra do cliente.

4. Redução de custos logísticos

A contratação de uma empresa de logística para e-commerce reduz custos com a operação, já que não há necessidade de montar e manter toda a estrutura.

O parceiro de logística terceirizada adota processos enxutos e eficientes, na maioria das vezes automatizados. O resultado? A redução de erros e de retrabalhos, o que também gera uma economia importante à empresa.

5. Escalabilidade para picos de demanda

Você não precisa se preocupar com contratações extras ou aumento de estrutura em períodos de alta demanda. Ao terceirizar a operação, o parceiro cuida de tudo, garantindo performance e agilidade.

Como escolher um parceiro de fulfillment para sua expansão?

  • Avalie a estrutura e localização dos centros de distribuição. Prefira a empresa que tenha CDs em lugares estratégicos na região onde pretende atuar;
  • Verifique a tecnologia utilizada e se a empresa oferece a integração com sua plataforma de e-commerce;
  • Analise os serviços inclusos, para garantir que oferece o que seu e-commerce precisa para expandir;
  • Compare o custo-benefício, pois nem sempre o mais barato será o ideal. Avalie a qualidade do serviço, SLA de entregas e flexibilidade contratual.

Teste novos mercados com segurança com o fulfillment G+Ship

A G+Ship tem soluções de logística para e-commerce completas para você testar novos mercados com segurança e sem comprometer todo o seu orçamento. O fulfillment para e-commerce oferece um diferencial competitivo, dando eficiência à sua operação. Conheça e conte com nossos serviços de logística!

Leia também:
>>>> Vender em múltiplos canais sem perder o controle? Descubra como a Logística Multicanal resolve esse problema
>>>> Inteligência Artificial no Fulfillment: Automatizando Processos para Eficiência Máxima