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16 de outubro de 2023
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Como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Confira dicas infalíveis que vão te ajudar a preparar seu e-commerce para a Black Friday, aproveitando a data para vender e lucrar mais.

O que você vai encontrar neste artigo:

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, sobretudo o online. É nela que se inicia o período de vendas do fim de ano e muitos consumidores usam essa oportunidade para comprar e economizar.

Quer aproveitar a data para fazer seu e-commerce vender mais? Então, saiba que é primordial preparar a loja online para a data. Aqui, você confere o que pode fazer para vender mais e garantir uma Black Friday tranquila. Acompanhe!

imagem de um carrinho ao lado de um letreiro escrito black friday

O que é a Black Friday?

Trata-se de uma data comercial que surgiu nos Estados Unidos, relacionada ao Dia de Ação de Graças. Na ocasião, as lojas físicas abrem suas portas mais cedo e vendem produtos com descontos exclusivos e imperdíveis. 

Com o passar do tempo, a Black Friday chegou às lojas online e se tornou uma das principais estratégias para alavancar as vendas no fim de ano, sobretudo pela proximidade ao Natal.

No Brasil, o evento começou a ganhar mais força a partir de 2010. Uma das características da Black Friday brasileira é ser muito mais forte no comércio eletrônico. 

Por aqui, os descontos começam à meia noite da última sexta-feira de novembro e se estendem ao longo do dia. Entretanto, também há e-commerces que fazem ações especiais e antecipam os descontos antes do evento.

Expectativas para a Black Friday 2023

Hoje, a Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio eletrônico, ao lado do Natal. De acordo com a pesquisa feita pelo site Blog Méliuz, a intenção de compra para a edição de 2023, 95,2% dos participantes estão dispostos a comprar no evento. 

Além disso, 32% pretendem comprar mais de R$ 1 mil, um ticket médio maior que o da Black Friday anterior. Portanto, é a ocasião que seu e-commerce precisa para faturar e vender mais nessa reta final do ano!

Por que preparar seu e-commerce para a data?

Um dos segredos para participar da Black Friday sem ter dor de cabeça ou perder vendas é se preparar com antecedência. Isso ajuda a evitar erros e reduzir custos, tendo uma lucratividade maior. 

Mas não é só isso: também possibilita disponibilizar descontos significativos e fretes econômicos, além de evitar a falta de estoque e viabilizar entregas no prazo.

Tudo isso é possível por meio de ações como o planejamento de estoque, a seleção cuidadosa de produtos em promoção e de fornecedores parceiros, sempre considerando o melhor custo-benefício.

Portanto, não deixe de se programar para participar do evento! Assim, reduzirá expressivamente o risco de problemas e poderá aproveitar as oportunidades de venda!

Descubra como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Você viu aqui que a preparação do e-commerce é crucial para o sucesso na Black Friday. Mas como preparar sua loja online? Existem pontos importantes que você precisa considerar, como os que apresentamos a seguir:

Planejamento antecipado

Se participar da data sem ter qualquer planejamento prévio, a chance de problemas e de perda de venda é altíssima. O ideal é que comece a se planejar de dois a três meses de antecedência, no mínimo.

Assim, poderá estabelecer metas factíveis de vendas e lucro, bem como definir ações que farão o e-commerce alcançar esses objetivos. Além disso, poderá implementar melhorias na operação, para tornar todo o processo simples, ágil e sem erros.

Para se planejar melhor, considere dados de outra Black Friday que tenha participado. Se ainda não tiver essas informações, baseie-se em dados de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. 

Tome decisões estratégicas de estoque

De nada adianta anunciar que participará da Black Friday se o estoque do e-commerce é limitado. Isso gerará uma frustração nos clientes, que não conseguirão comprar o produto que desejam.

Para aproveitar todas as oportunidades, tome decisões estratégicas em relação ao estoque. Faça um inventário, use ferramentas de previsão de estoque para definir a quantidade ideal de mercadoria para atender a demanda, entre outros detalhes. Desse modo, evitará a perda de vendas.

Leia também:

>>> Logística para e-commerce: como superar os desafios da última milha

Cuidado com os descontos

Pode ser tentador colocar descontos altos nos produtos, mas o melhor é trabalhar com abatimentos realistas, que não trarão prejuízo ao e-commerce. 

Faça uma seleção de produtos que entrarão em promoção e calcule quanto pode dar de desconto e ainda ter uma boa lucratividade. A taxa de conversão será maior se trabalhar com ofertas exclusivas ao período.

Invista em estratégias de marketing

Outra dica infalível é investir em estratégias de marketing para atrair os consumidores para seu e-commerce. Experimente, por exemplo, investir em anúncios (trazem bom retorno em curto prazo), em e-mail marketing (possui baixo custo), entre outras ações.

Evite fraudes

A Black Friday é chamada por muitos de Black Fraude e há um motivo para isso: as inúmeras tentativas de golpes na ocasião, como roubo de dados financeiros e ofertas falsas.

Passar credibilidade ao cliente, sobretudo nesse período, é essencial e impacta positivamente nas vendas. Para isso, trabalhe com descontos reais e adote sistemas que protejam os dados pessoais e financeiros dos clientes. Quanto mais seguro ele se sentir, maior a probabilidade de fechar a compra.

Tenha um atendimento rápido

Disponibilize um atendimento rápido, que responda às dúvidas dos clientes o quanto antes. Assim, conseguirá aproveitar a oportunidade para melhorar a taxa de conversão. 

Lembre-se de que na data há um aumento de demanda, portanto, tenha uma equipe treinada para atender os clientes o quanto antes e disponibilize mais de um canal, como e-mail, WhatsApp e fique atento às redes sociais.

Garanta uma logística para e-commerce eficiente

Ter uma logística para e-commerce eficiente é um dos segredos para garantir uma operação ágil, com processos padronizados, executados sem erros e retrabalhos. Dessa forma, o e-commerce tem controle do estoque, entrega o pedido no prazo e ainda possui uma chance maior de fidelizar o cliente.

Para ter uma operação eficiente, basta contratar os serviços de uma empresa de logística para e-commerce! Entre os principais, destaque à dark store e ao fulfillment, que aumentam a capacidade de armazenamento e entregam pedidos no prazo, ainda que curto.

A Roger, empresa especializada em fulfillment, disponibiliza esses serviços de logística para e-commerce São Paulo, prestando-os com excelência. Conheça as soluções e garanta para a Black Friday!

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