Início » Evolução do fulfillment para grandes e-commerces: principais tendências
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O fulfillment para grandes e-commerces não é algo estático, mas sim que passa por tendências e evoluções de forma constante. Isso é importante porque aprimora a logística de empresas, garantindo mais eficiência a um menor custo.
E quais são as principais tendências de fulfillment para e-commerce de grande porte? A seguir, apresentamos as que mais se destacam. Confira e saiba como cada uma delas moldará o setor no futuro!
Antes de conhecer quais são as principais tendências, é importante descobrir o que é fulfillment para empresas, especificamente. Trata-se de uma solução que cuida de toda a gestão logística do e-commerce.
O fulfillment abrange o armazenamento de produtos, o processamento de pedidos, a separação e embalagem das mercadorias, o despacho e rastreamento de pacotes. Também envolve a gestão de inventário, com monitoramento do estoque.
Há dois tipos de fulfillment logística para e-commerce: o in house, no qual a própria empresa cuida desse processo, e o terceirizado, em que se delega o processo a uma empresa de fulfillment especializada.
Essa solução logística é muito versátil, tanto que pode ser implementada por empresas de grande, médio e pequeno porte, atendendo plenamente às necessidades do negócio.
As tendências de fulfillment para grandes e-commerces têm como foco entregar valor ao cliente, garantir entregas rápidas, de qualidade e ao menor custo à empresa e consumidor.
Assim, é possível proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente, o que aumenta a possibilidade de fidelização, de recompra e de captação de novas vendas por indicação do e-commerce.
Abaixo, apresentamos as principais tendências de fulfillment para grandes empresas. Conheça e descubra como cada uma impactam o negócio online:
Trata-se do fulfillment omnicanal, em que se integra os canais online e offline de vendas. O objetivo é garantir uma experiência otimizada e flexível ao cliente, com possibilidade de comprar online, retirar ou devolver produtos em lojas físicas.
Dessa forma, é possível proporcionar maior flexibilidade e comodidade ao consumidor, bem como reduzir custos com transporte de pedido. Paralelamente, garante-se que a empresa tenha uma visão geral de estoques, podendo realizar ações e compras estratégicas.
A automatização é outra forte tendência quando se fala em fulfillment para grandes empresas. Ela consiste no uso de tecnologias para realizar tarefas que antes eram feitas manualmente.
Para isso, utiliza-se sistemas, como o de gerenciamento de armazéns (WMS). Também há a possibilidade de uso de robôs para processos de armazenagem e picking (separação).
Há inúmeras possibilidades de automação de processos logísticos e o e-commerce pode escolher o que faz mais sentido para a operação. Tais recursos tecnológicos proporcionam vários benefícios, como a redução de erros, a maior agilidade em processos e a economia, seja com mão de obra ou por evitar retrabalhos.
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A inteligência artificial também é uma das maiores tendências em fulfillment. O foco de seu uso é otimizar processos logísticos, assegurando uma atuação mais estratégica.
Com a inteligência artificial é possível, por exemplo, prever demandas em picos de vendas, ter um melhor aproveitamento do espaço de armazenamento e aumentar a eficiência operacional sem ter um custo elevado para isso.
O consumidor está cada vez mais preocupado com a responsabilidade da empresa com o meio ambiente, considerando esse fator como um dos decisivos para realizar sua compra.
Isso gerou um movimento de conscientização sobre impactos ambientais em operações, inclusive na logística. Por isso, os e-commerces estão adotando ações sustentáveis para reduzir esse impacto.
Entre elas, destaque para o uso de embalagens sustentáveis, bem como para soluções de entrega com baixa emissão de carbono. Um ótimo exemplo é a redução da distância percorrida, mantendo um centro logístico próximo do cliente final.
Uma das formas de proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente é oferecer total transparência sobre seu pedido. É justamente daí que surge a tendência de monitoramento de pedidos em tempo real.
Ela possibilita que o cliente conheça o status de seu pedido e confira o andamento em tempo real, sem precisar entrar em contato com a empresa. Permite conhecer a data real de entrega, viabilizando que o cliente se organize para receber o pedido. Assim, garante-se uma maior taxa de sucesso de entrega e menos custos com novas tentativas no caso de insucesso.
A entrega no mesmo dia, também chamada de same day delivery, destaca-se como uma das tendências de fulfillment porque aumenta a taxa de conversão de vendas.
Ela atende às expectativas do cliente de ter seu pedido o quanto antes, oferecendo-lhe uma excelente experiência. Para garantir a entrega no mesmo dia, o e-commerce precisa implementar estratégias como o uso de centros de distribuição com localização estratégica e parcerias com transportadoras confiáveis.
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