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4 de julho de 2025
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Omnichannel e multichannel (multicanal): o que é e quais as diferenças?

Os conceitos de omnichannel e multichannel estão em alta no varejo, principalmente quando se fala em estratégias para vender mais e fidelizar clientes.

Mas você sabe o que significa esses termos e qual a diferença entre eles? Neste artigo, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura para descobrir!

fonte: freepik

 

O que é omnichannel e multichannel?

Ambas são estratégias relacionadas à forma como o e-commerce se comunica, vende e entrega seus produtos aos clientes. No entanto, possuem abordagens distintas, como você confere a seguir:

Multichannel

Também chamada de multicanal, essa estratégia foca em estar presente em vários canais de venda, como e-commerce, marketplace, redes sociais e lojas físicas. Os canais operam de forma independente na multicanalidade, sem integração profunda.

Omnichannel

O omnichannel é um passo além da multicanalidade. A estratégia busca unificar a experiência de compra, tanto que o cliente pode começá-la em um canal e terminar em outro. Isso é possível porque as informações são sincronizadas em tempo real nos canais.

Qual a diferença entre multicanal e omnichannel?

A principal diferença entre ambos está no nível de integração e experiência do cliente. O multichannel disponibiliza canais de venda diferentes, enquanto o omnichannel prioriza a integração total entre eles para oferecer uma jornada fluida ao consumidor. Veja outros pontos:

  • Na estratégia multicanal, os pontos de venda coexistem, mas atuam de forma independente, com integração mínima;
  • O omnichannel promove uma convergência entre os canais, com dados totalmente integrados e compartilhados;
  • A multicanalidade proporciona ao cliente mais opções de compra;
  • O modelo omnichannel oferece uma experiência mais consistente e personalizada, sem que o cliente perceba os canais como separados;
  • Cada canal de venda pode ter seu próprio centro de distribuição na multicanalidade. No omnichannel, adota-se uma logística complexa e altamente integrada;
  • O multichannel amplia o alcance da marca e o omnichannel foca na satisfação do cliente.

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Omnichannel ou multichannel: qual adotar?

A escolha entre uma estratégia ou outra depende do estágio e dos recursos do e-commerce. Portanto, não existe resposta única que se aplique a toda empresa.

Para quem não implementou nenhuma das estratégias, o ideal é que comece pelo multicanal. Assim, garantirá presença em vários canais, como marketplaces e redes sociais, antes de investir em uma integração robusta e total.

A estratégia de omnichannel faz mais sentido para empresas com operação mais estruturada e que podem investir mais em tecnologia para integração e aumento do ticket médio.

Não importa qual seja a escolha da empresa, a logística e-commerce deve ser bem estruturada, preferencialmente adotando uma logística multicanal para atender diferentes canais com mais eficiência.

Logística multicanal: o que é e por que seu e-commerce deve implementá-la?

A logística multicanal é uma logística estruturada para atender todos os canais de venda da empresa, de maneira simultânea, evitando gargalos. O foco é na agilidade, no controle e na eficiência ao vender em múltiplos canais, cumprindo prazos e garantindo a satisfação do cliente.

Trata-se de uma solução importante porque proporciona uma gestão logística eficaz. Ela reduz erros como rupturas de estoque e atrasos na entrega, mantendo a confiança do consumidor. 

Para assegurar esses resultados, a logística multicanal usa a tecnologia como ferramenta principal, automatizando e controlando processos com maior precisão.

Como implementar a logística multicanal?

Pensando em implementar a logística multicanal para dar suporte nos planos de expansão de seu e-commerce? Então, confira dicas que vão facilitar esse processo:

1. Centralize ou sincronize seus estoques

A multicanalidade tem o desafio de evitar rupturas de estoque ou vendas de produtos indisponíveis. Para isso, utilize um sistema de gestão integrada (ERP ou WMS) que atualize o estoque em tempo real em todos os canais.

2. Integre canais de venda

Vender em vários canais exige que os pedidos sejam processados sem erros. Dá para evitá-los ao conectar plataformas a um software de gestão de pedidos (OMS), eliminando divergências.

3. Automatize processos logísticos

A automação reduz falhas humanas e acelera a operação. Utilize etiquetagem automática para evitar trocas de pedidos, implemente roteirização inteligente, entre outras ações que otimizam os processos.

4. Ofereça múltiplas opções de entrega e retirada

A oferta de várias opções de entrega mostra flexibilidade em atender o cliente. Somente tome o cuidado de garantir a entrega no prazo, para conquistar a satisfação do cliente e fortalecer a reputação da empresa. A same day delivery e retirada em loja física ou lockers são boas escolhas

5. Terceirize a logística

A logística terceirizada é a solução ideal para e-commerces em crescimento, pois estrutura a operação sem precisar de um orçamento alto para começá-la do zero. Considere, por exemplo, soluções em logística para e-commerce como o fulfillment multicanal, que cuida da logística do pedido de forma completa. 

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