Início » Omnichannel e multichannel (multicanal): o que é e quais as diferenças?
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleOs conceitos de omnichannel e multichannel estão em alta no varejo, principalmente quando se fala em estratégias para vender mais e fidelizar clientes.
Mas você sabe o que significa esses termos e qual a diferença entre eles? Neste artigo, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura para descobrir!
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Ambas são estratégias relacionadas à forma como o e-commerce se comunica, vende e entrega seus produtos aos clientes. No entanto, possuem abordagens distintas, como você confere a seguir:
Também chamada de multicanal, essa estratégia foca em estar presente em vários canais de venda, como e-commerce, marketplace, redes sociais e lojas físicas. Os canais operam de forma independente na multicanalidade, sem integração profunda.
O omnichannel é um passo além da multicanalidade. A estratégia busca unificar a experiência de compra, tanto que o cliente pode começá-la em um canal e terminar em outro. Isso é possível porque as informações são sincronizadas em tempo real nos canais.
A principal diferença entre ambos está no nível de integração e experiência do cliente. O multichannel disponibiliza canais de venda diferentes, enquanto o omnichannel prioriza a integração total entre eles para oferecer uma jornada fluida ao consumidor. Veja outros pontos:
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A escolha entre uma estratégia ou outra depende do estágio e dos recursos do e-commerce. Portanto, não existe resposta única que se aplique a toda empresa.
Para quem não implementou nenhuma das estratégias, o ideal é que comece pelo multicanal. Assim, garantirá presença em vários canais, como marketplaces e redes sociais, antes de investir em uma integração robusta e total.
A estratégia de omnichannel faz mais sentido para empresas com operação mais estruturada e que podem investir mais em tecnologia para integração e aumento do ticket médio.
Não importa qual seja a escolha da empresa, a logística e-commerce deve ser bem estruturada, preferencialmente adotando uma logística multicanal para atender diferentes canais com mais eficiência.
A logística multicanal é uma logística estruturada para atender todos os canais de venda da empresa, de maneira simultânea, evitando gargalos. O foco é na agilidade, no controle e na eficiência ao vender em múltiplos canais, cumprindo prazos e garantindo a satisfação do cliente.
Trata-se de uma solução importante porque proporciona uma gestão logística eficaz. Ela reduz erros como rupturas de estoque e atrasos na entrega, mantendo a confiança do consumidor.
Para assegurar esses resultados, a logística multicanal usa a tecnologia como ferramenta principal, automatizando e controlando processos com maior precisão.
Pensando em implementar a logística multicanal para dar suporte nos planos de expansão de seu e-commerce? Então, confira dicas que vão facilitar esse processo:
A multicanalidade tem o desafio de evitar rupturas de estoque ou vendas de produtos indisponíveis. Para isso, utilize um sistema de gestão integrada (ERP ou WMS) que atualize o estoque em tempo real em todos os canais.
Vender em vários canais exige que os pedidos sejam processados sem erros. Dá para evitá-los ao conectar plataformas a um software de gestão de pedidos (OMS), eliminando divergências.
A automação reduz falhas humanas e acelera a operação. Utilize etiquetagem automática para evitar trocas de pedidos, implemente roteirização inteligente, entre outras ações que otimizam os processos.
A oferta de várias opções de entrega mostra flexibilidade em atender o cliente. Somente tome o cuidado de garantir a entrega no prazo, para conquistar a satisfação do cliente e fortalecer a reputação da empresa. A same day delivery e retirada em loja física ou lockers são boas escolhas
A logística terceirizada é a solução ideal para e-commerces em crescimento, pois estrutura a operação sem precisar de um orçamento alto para começá-la do zero. Considere, por exemplo, soluções em logística para e-commerce como o fulfillment multicanal, que cuida da logística do pedido de forma completa.
A G+Ship disponibiliza soluções de logística que atendem perfeitamente e-commerces que vendem em vários canais, focando na eficiência, entrega no prazo e processos enxutos, sem erros e com custo reduzido. Conheça nossos serviços e implemente uma logística eficiente!
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