Início » Fulfillment para e-commerce: conheça as vantagens deste serviço
O que você vai encontrar neste artigo:
O fulfillment é essencial para e-commerces, contribuindo diretamente para o sucesso da operação. Ele possibilita o atendimento de clientes no prazo, garantindo sua satisfação com a empresa e uma boa experiência, com maior possibilidade de fidelização.
Não sabe o que é fulfillment para e-commerce, muito menos quais são as vantagens desse serviço? Então, você está no lugar certo! Continue a leitura e esclareça essas dúvidas de uma vez por todas!
O fulfillment e-commerce é um conjunto de processos operacionais e logísticos inerentes à venda online. Ele envolve uma série de etapas, desde o processamento do pedido do cliente até a entrega e pós-venda.
Portanto, pensa-se a logística de forma total, garantindo sua execução de maneira correta. Um fulfillment de qualidade faz tudo isso a um menor custo, para que o negócio tenha uma melhor margem de lucro.
O motivo é simples: ele é responsável por garantir a eficiência de toda a cadeia logística. Isso causa impactos positivos, trazendo melhores resultados financeiros e de vendas para a empresa.
Imagine um e-commerce que tem um portfólio com os melhores produtos, mas não cumpre prazos de entrega, possui fretes caros e um atendimento pós-venda precário.
Nessa situação, disponibilizar os melhores produtos não será suficiente, porque não se proporciona uma boa experiência ao cliente. É preciso fazer a logística funcionar de maneira fluida e padronizada, a um menor custo e com um bom atendimento.
É justamente aí que entra o fulfillment e-commerce! Ele dá visibilidade à jornada de pedidos, possibilitando melhor controle, otimização de tempo de execução e de custos, além de contribuir para o cumprimento de prazos.
O fulfillment envolve uma série de etapas, como o armazenamento, recebimento do pedido, separação (picking), embalagem (packing), expedição, transporte e rastreio.
Para que funcione de maneira adequada, integra-se áreas da operação, a logística e o atendimento, automatizando rotinas. Dessa forma, é possível reduzir erros do processo.
De maneira geral, todo o processo de fulfillment envolve cinco etapas principais: estoque, separação, embalagem, transporte e pós-venda. A seguir, você descobre um pouco mais sobre cada uma:
Abrange o recebimento e armazenamento de mercadorias, bem como rotinas de inventário e controle de estoque. Desse modo, é possível evitar erros de comunicação, como quando a loja online permite a venda de um produto que não está disponível no estoque.
Etapa que também é chamada de picking. Nela, ocorre a separação de pedidos do e-commerce, feita de maneira rápida e assertiva, para enviar as mercadorias corretas para os clientes. Dependendo do porte do negócio, é possível realizar uma separação automatizada.
Processo que também é conhecido como packing. É nele que ocorre a embalagem do pedido do cliente, considerando fatores como cubagem, material usado e emissão do romaneio.
Fase em que o pedido finalmente vai para o cliente. A empresa pode realizar o transporte com entregadores próprios ou terceirizados. Também envolve o rastreamento do pedido, para acompanhamento do status pela empresa e pelo cliente.
Envolve rotinas de atendimento ao cliente, coleta de feedbacks e logística reversa de produtos devolvidos, se for o caso. É importante ter um processo padronizado para garantir que tudo ocorra de forma rápida e sem erros.
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Está em dúvida se vale a pena investir em fulfillment em sua loja de e-commerce? Adotá-lo é uma excelente estratégia, pois oferece vantagens em curto e longo prazos. Conheça quais são as principais:
A vantagem de destaque é a redução de custos que se tem com a operação, abrangendo serviços de armazenamento, manuseio e logística.
Essa redução é possível porque a logística passa a funcionar de maneira padronizada e automatizada, com menor possibilidade de erros.
Além disso, há uma constante avaliação e otimização para reduzir custos, conseguindo ter fretes e logística muito mais competitiva. Assim, dá para alcançar uma maior margem de lucro.
Com o fulfillment também é possível cumprir prazos, ponto importante porque influencia diretamente nas vendas e na satisfação do cliente. Quando o processo de entrega é rápido e o pedido chega no prazo, é possível fidelizar o cliente.
Assim, dá para fazer com que tenha uma melhor lembrança da marca e há uma maior possibilidade de que volte para fazer novas compras, bem como de que indique o e-commerce para conhecidos.
O fulfillment também dá escalabilidade para o e-commerce, com possibilidade aumentar vendas ou ampliar a área de armazenamento sem ter mais custos. Por isso, é uma solução interessante para atender demandas sazonais com eficiência, como a Black Friday e o Natal.
O investimento em fulfillment possibilita ter uma logística de qualidade, com melhores indicadores, processos padronizados e custos otimizados. Isso viabiliza que o negócio cresça de maneira sustentável, valendo a pena a implementação.
O próprio e-commerce pode assumir a responsabilidade por seu fulfillment, mas esse é um processo que demanda altos investimentos em estrutura, profissionais e tecnologias.
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