Início » Dark store: a solução para o seu e-commerce na Black Friday
O que você vai encontrar neste artigo:
A dark store é uma aliada de e-commerces na Black Friday. Com ela, é possível aumentar a capacidade de armazenamento da loja online, mantendo o estoque em um local seguro e estratégico.
Além disso, a dark store e-commerce contribui para entregas rápidas, com alta taxa de sucesso. Por isso, é a solução perfeita para sua loja online nesta Black Friday, garantindo um processo logístico eficiente.
Ainda não conhece o que é a dark store? Então, você está no lugar certo! Aqui, explicamos o que é e quais são os benefícios que oferece às lojas online na Black Friday. Continue a leitura e descubra!
O nome, que tem origem inglesa, pode ser traduzido como “loja escura”. No comércio eletrônico, dark store é uma espécie de estabelecimento parecido com uma loja física, mas que atende somente a pedidos de e-commerces.
Portanto, não há atendimento presencial ao público. O local é utilizado exclusivamente para armazenamento de estoque, separação e embalagem de produtos, bem como despacho de pedidos online.
Justamente por isso, a dark store também é considerada uma solução logística para e-commerce. Ela viabiliza que lojas online tenham um espaço adequado para armazenamento a um custo acessível, menor do que alugar um galpão para guardar estoque.
Outra característica marcante dessa solução é sua localização estratégica. A loja dark store fica próxima de uma área urbana central, logo, perto do cliente final. Isso colabora para que a entrega de pedidos aconteça no prazo, mesmo que curto.
A implementação da dark store proporciona benefícios únicos para o e-commerce na Black Friday, viabilizando uma logística de qualidade. Veja, a seguir, o que sua loja online garante ao utilizar o serviço:
A solução se destaca por ter centro logístico em localização estratégica, perto do cliente final. Além disso, adota processos ágeis de separação, embalagem e despacho do pedido.
Com isso, o e-commerce pode disponibilizar fretes rápidos aos clientes com preços mais competitivos. Isso faz a diferença nas vendas, aumentando a taxa de conversão, pois os clientes preferem comprar com quem entrega rápido e ao menor custo.
A eficiência na entrega, com cumprimento de prazos, possibilita que o e-commerce ofereça uma experiência encantadora ao cliente. Dessa forma, garante uma boa lembrança da marca e aumenta as chances de fidelizá-lo.
Com a dark store, o e-commerce pode trabalhar com tempos de entrega mais curtos, como a same day delivery (entrega no mesmo dia). Isso se deve ao fato de o estoque estar próximo ao cliente, encurtando a distância que se percorre para entrega.
A same day delivery é um diferencial de mercado, porque o cliente dá preferência ao e-commerce que entrega o pedido o quanto antes. Portanto, oferecer essa modalidade pode ajudar sua loja online a vender mais na Black Friday.
Na Black Friday, os e-commerces vendem mais e precisam de uma área de armazenamento maior para manter seu estoque. É aí que a dark store surge como solução ideal.
Ela aumenta a capacidade de armazenamento, ainda que temporariamente, possibilitando que a loja online mantenha seu estoque em um espaço adequado. O melhor? Por um preço acessível em comparação a serviços de guarda de estoque tradicionais.
A last mile, ou última milha, é a etapa em que o pedido sai do centro logístico e vai até o endereço indicado no momento da compra. É uma das etapas mais caras do processo logístico, o que pode comprometer a lucratividade do e-commerce.
No entanto, com a dark store é possível reduzir os custos de last mile. A distância percorrida é menor, o que impacta positivamente nos custos de entrega e nos de logística reversa.
Quando o e-commerce entrega pedidos no prazo ou antes dele, proporciona uma experiência satisfatória ao cliente. Com isso, aumenta a possibilidade de fidelização, de que retorne à loja online para novas compras e de que indique a empresa para conhecidos.
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A implementação da dark store exige atenção a detalhes específicos para garantir sucesso na ação. Veja, a seguir, o que fazer para usar essa solução como estratégia para a Black Friday:
Quer implementar a dark store com maior praticidade? Então, considere terceirizar o serviço, delegando-o a uma empresa com expertise nessa solução!
A dark store é uma solução altamente eficaz e existe a possibilidade de maximizar seus benefícios na Black Friday se adotar dicas especiais para isso. Veja, a seguir, quais são:
Ter um gerenciamento do estoque é fundamental para garantir o bom andamento das atividades e evitar a perda de vendas por falta de produto. Portanto, invista nesse gerenciamento, bem como na gestão de inventário.
Assim, saberá quanto produto possui em estoque, qual a taxa de giro, entre outras informações que ajudarão a realizar ações comerciais estratégicas, bem como a fazer uma previsão de estoque precisa.
A integração entre a plataforma de e-commerce e sistema logístico torna os processos muito mais ágeis. É o caso do processamento de pedido, que é automático e inicia o processo de separação, embalagem e envio ao cliente.
A terceirização possibilita delegar processos ou a operação a uma empresa de logística para e-commerce especializada. Assim, garante-se a excelência nas rotinas, com processos rápidos e enxutos, menor custo e entregas no prazo.
A Roger, empresa especialista em fulfillment, disponibiliza a dark store em São Paulo, oferecendo um serviço personalizado ao cliente. Conheça e garanta para a Black Friday!
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