Início » Logística Last Mile para E-commerce: o desafio de entregar no prazo
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Está com dificuldade para realizar entregas no prazo? Realmente, esse é um dos principais desafios de e-commerces e é possível superá-lo ao investir em uma logística Last Mile eficiente.
Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre a logística Last Mile para e-commerce, destacando sua importância para o negócio, os principais desafios e como otimizá-la. Confira e saiba como transformar a logística de seu negócio!
A logística Last Mile corresponde à etapa final da cadeia de distribuição. É nela que ocorre a entrega da mercadoria ao cliente. A expressão Last Mile significa Última Milha e é uma das etapas mais custosas de todo o processo logístico.
Um processo Última Milha estruturado de maneira estratégica é fundamental para realizar entregas rápidas a um menor custo. Para isso, utiliza-se processos otimizados e tecnologia para ter uma operação de excelência.
A Last Mile desempenha um papel importante no sucesso e crescimento de e-commerces. Entregas realizadas no prazo e com qualidade impactam a reputação da empresa, garantindo-lhe uma imagem profissional, de que cumpre acordos com clientes.
Isso funciona como um diferencial de mercado, podendo atrair mais clientes naturalmente porque eles sabem que receberão o produto no prazo ao comprar com o e-commerce.
Mas não é só isso! A Última Milha de qualidade também ajuda a conquistar a satisfação do cliente. Com isso, aumenta-se a chance de fidelizá-lo e de gerar recompras ao e-commerce.
Falando especificamente sobre a logística, uma Last Mile que não funciona bem é um desastre ao negócio. Ela aumenta os custos operacionais pela necessidade de reentrega. Além disso, eleva o risco de danos ao produto, demandando a troca da mercadoria. Ao estruturar bem a operação, é possível evitar tudo isso.
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Para ter uma Last Mile de excelência, é preciso conhecer quais são os desafios para garantir entregas no prazo. Assim, poderá adotar as melhores estratégias para superá-los. Veja, a seguir, alguns dos principais:
O custo operacional da Última Milha geralmente é alto, sobretudo em comparação às demais etapas logísticas. Isso pode envolver custos com fretes, reentrega e danos ao produto.
Realizar entregas em áreas urbanas congestionadas exige um gerenciamento de rotas eficaz. Do contrário, há um grande risco de atrasos e de deixar o cliente insatisfeito com a experiência.
Além disso, lembre-se de que entregas atrasadas podem exigir reentregas, ou seja, um novo custo com combustível. Portanto, planejar e otimizar rotas é essencial para ter uma Última Milha eficiente.
Nem sempre o e-commerce adota processos logísticos ágeis, o que pode comprometer a entrega no prazo. Além de otimizar toda a operação, eliminando processos desnecessários, é importante automatizar rotinas. Assim, garante-se controle de dados, menor índice de erros e agilidade em todo o processo.
Os roubos de carga são comuns quando se pensa na etapa de entrega ao cliente, bem como o extravio de mercadorias. Ambos os casos podem gerar custos elevados ao e-commerce, com necessidade de reposição para garantia da entrega.
Ter um controle eficiente do processo é um desafio e nem todo e-commerce consegue rastrear e monitorar mercadorias e pedidos. No entanto, o controle é importante para identificar pontos de melhoria e aumentar a assertividade da entrega. Nesse quesito, a tecnologia é a melhor aliada da empresa.
Agora que você já conhece os principais desafios da logística Last Mile para e-commerce, chegou o momento de descobrir como otimizá-la para ter os melhores resultados. Confira as dicas que separamos:
A tecnologia melhora a eficiência da operação, ajuda a reduzir erros e custos, bem como a planejar a logística adequadamente, atingindo melhores resultados. Invista, por exemplo, em softwares de roteirização, para ter rotas de entrega otimizadas, com distribuição eficiente e num melhor custo.
Tente pensar além do básico e ofereça ao cliente soluções de entrega alternativas. Vale disponibilizar o agendamento de entregas para aumentar o índice de sucesso na primeira tentativa. Também é interessante oferecer a possibilidade de retirada do produto na loja ou ponto de coleta.
Considere estabelecer parcerias estratégicas com prestadores de serviços logísticos para reduzir custos e ter uma operação mais eficiente. Por exemplo, faça parcerias com transportadoras confiáveis, que tenham capacidade para atender demandas em curto prazo.
A logística terceirizada profissionaliza e otimiza a operação, viabilizando a entrega no prazo, ainda que seja curto. Por isso, vale muito a pena o investimento, contribuindo para o sucesso do negócio.
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