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29 de agosto de 2025
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WMS vs. OMS: Qual é a diferença?

O WMS e o OMS são sistemas que ajudam a impulsionar a eficiência operacional do e-commerce. Com eles, é possível escalar operações, tendo uma gestão logística mais eficaz e estratégica.

Mas qual a diferença entre eles, exatamente? Aqui neste artigo, você confere WMS vs OMS diferença, benefícios e como escolher a melhor solução para o seu e-commerce. Vamos lá?

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Fonte: Freepik

O que são o WMS e o OMS?

Antes de conhecer as diferenças entre os sistemas, é importante entender o que são e quais funções desempenham em uma operação. Veja, a seguir, esses detalhes:

WMS

A tecnologia WMS, sigla que significa Warehouse Management System, é um sistema de gestão de armazéns. Ele controla, organiza e registra o que acontece no centro de distribuição, abrangendo o recebimento de mercadorias, armazenagem, separação, embalagem, inventário e expedição.

O WMS garante a rastreabilidade do estoque, otimiza o espaço de armazenamento e contribui para uma maior agilidade na operação e para a redução de erros. O foco do sistema é na gestão de armazém, assegurando que o produto certo seja enviado no prazo, sem ou com o mínimo de desperdícios e retrabalhos.

OMS

O OMS é o Order Management System, ou seja, um sistema de gestão de pedidos. Ele centraliza os pedidos recebidos de diferentes canais e organiza um fluxo de processamento, garantindo que tudo seja feito no prazo, numa operação fluida.

A tecnologia OMS envolve tudo sobre o pedido, desde a confirmação do pagamento até a escolha do local de atendimento, status e comunicação com o cliente. 

Seu uso permite, por exemplo, a automatização de regras de fulfillment, como a escolha do melhor local de despacho com base no custo e prazo, evitando atrasos.

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Qual a diferença entre WMS e OMS?

A diferença está no foco de atuação dos sistemas. O WMS cuida da gestão do armazém, envolvendo rotinas de armazenamento, movimentação de mercadorias, preparação de pedidos, organização de carregamento e baixa no estoque.

O OMS, por sua vez, gerencia o fluxo dos pedidos, abrangendo processamento de vendas e alocação do pedido no centro de distribuição mais eficiente para atendê-lo. Na prática, ele organiza e distribui os pedidos de forma inteligente, enviando a ordem para o armazém. 

Resumidamente, enquanto o OMS pensa estrategicamente na gestão de pedidos, o WMS executa operacionalmente a gestão de armazém. Essa divisão de funções é ainda mais importante em contextos de terceirização logística WMS OMS, quando o e-commerce não controla o armazém, mas precisa de total visibilidade e agilidade nos processos.

Como escolher entre WMS e OMS?

Depois de conhecer ambas as tecnologias, resta uma dúvida: qual sistema usar no seu e-commerce, WMS ou OMS? Na realidade, não há resposta pronta que se aplica a todos os casos. No entanto, algumas dicas podem ajudar na escolha.

Se seu e-commerce está começando ou enfrenta gargalos na gestão do armazém e de estoques, a tecnologia WMS é perfeita. Ela ajuda a otimizar o espaço de armazenamento e processos logísticos, além de evitar perdas de estoque e dar visibilidade sobre a operação. A gestão se torna muito mais transparente.

Agora, se seu e-commerce tem muitos problemas com processamento de pedidos ou está em fase de expansão, com múltiplos canais de venda, vários centros de distribuição e parceiros logísticos, o OMS é uma boa escolha.

Mas o ideal mesmo é trabalhar com os dois sistemas integrados, garantindo uma estrutura robusta ao e-commerce. A integração WMS e OMS terceirizada é uma forma de implementar essas ferramentas, assegurando escalabilidade e controle total da operação de forma econômica.

O e-commerce que aposta na terceirização logística com WMS e conta com um OMS para e-commerce terceirizado consegue o melhor dos dois mundos: controle estratégico dos pedidos e execução eficiente no armazém, mesmo que não tenha operação própria.

Benefícios dos sistemas: por que investir em WMS e OMS?

  • Redução de custos logísticos, diminuindo desperdícios no armazém, além de otimizar rotas de entrega, evitando custos desnecessários;
  • Melhor aproveitamento de estoque, assegurando que cada pedido seja atendido de forma mais inteligente e que se tenha informações atualizadas sobre o estoque, de modo a evitar rupturas;
  • Agilidade na operação, uma vez que os sistemas automatizam rotinas, aumentam a capacidade de processamento diário e eliminam gargalos, permitindo atendimento em tempo real;
  • Melhora na experiência do cliente com os pedidos sendo processados rapidamente, com menos erros e com visibilidade total de status. Essa fluidez operacional se traduz em mais satisfação e fidelização;
  • Escalabilidade e flexibilidade, tendo capacidade de adaptar a operação para crescer, abrir novos canais, atender diferentes regiões e operar com múltiplos parceiros sem perder o controle da operação.

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